Médicos e Prefeito de Vitória participam de Audiência de Conciliação no Tribunal de Justiça

audiência de conciliação entre a prefeitura de vitória e médicos do pa de vitória

A reunião aconteceu na tarde desta quarta-feira, 12/5.

A primeira Audiência de Conciliação entre médicos do Pronto Atendimento de Vitória e a Prefeitura do Município aconteceu na tarde desta quarta-feira (12/5), na sede do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), na Enseada do Suá. A reunião foi presidida pelo magistrado Daniel Peçanha e acompanhada pela coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania do TJES (NUPEMEC), Desembargadora Janete Vargas Simões.

A conciliação e a mediação são uma nova construção no sistema jurídico, trazidas pelo novo Código de Processo Civil, com o intuito de beneficiar todos os envolvidos com uma solução mais rápida dos conflitos, sem que seja necessário sua judicialização.

E essa é a expectativa dos médicos Cleser Santos e Alessandra Dias Ferraço, servidores do município, que buscam uma solução para a defasagem desses profissionais de saúde nos Pronto Atendimentos de São Pedro e Praia do Suá, principalmente após o término dos contratos temporários.

Os médicos vieram com a expectativa de resolver essa questão o mais rápido possível e aprovaram o método da conciliação, que proporciona um espaço de escuta e um ambiente de diálogo para a busca de soluções plausíveis para esta questão.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, acompanhado da secretária de Saúde, Thais Campolina Cohen Azoury, e do procurador municipal, Tarek Moysés Moussallem, se dispôs a ouvir o grupo de médicos e disse que faria o possível para resolver a situação, haja vista que uma das dificuldades encontradas pela Prefeitura de Vitória é a recusa de médicos em assumir o cargo em processos seletivos em razão do salário ofertado.

As tratativas continuam e o Prefeito de Vitória se comprometeu a participar de nova reunião a ser realizada no próximo dia 21/05/2021, às 13h, no Salão do Tribunal Pleno do TJES, com a finalidade de realizar um novo chamamento desses profissionais da saúde para comporem o quadro deficitário dos Pronto Atendimentos de Vitória.

Vitória, 12 de maio de 2021

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br