Mutirão em Guaçuí obtém quase 70% de acordos em mediações na área cível e de família

Servidores do judiciário capixaba realizam sessão de conciliação em Guaçuí/ES.

O evento foi realizado no espaço da 6ª Subseção da OAB-ES.

O Fórum de Guaçuí recebeu nesta semana, do dia 20 ao dia 23, uma pauta concentrada de mediação para solucionar casos nas áreas cível e de família. O mutirão, que aconteceu com apoio da 6ª Subseção da OAB-ES, foi realizado pelos mediadores que acabaram de concluir a parte teórica do curso de formação em Bom Jesus do Norte. E com sucesso, já que nos 4 dias, foram feitas 24 sessões, com duração média de 2 horas cada, com índice total de 67% de acordos.

Para a instrutora de mediação judicial e coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos e Cidadania (NUPEMEC), Izabella Dalla Sily Casagrande, a cultura da mediação já está dando frutos:

“Foi agendada uma sessão num processo de guarda e a advogada nos informou que não tinha entrado com uma execução de alimentos pois como ia ter a mediação, ela sabia que podia resolver tudo lá! Assim, além de evitarmos uma judicialização, a questão da guarda e também dos alimentos foram resolvidas pelo diálogo entre as partes (ex-casal) que tem uma filha de 16 anos. Eles, que não se comunicavam há 11 anos, resolveram conversar sozinhos numa sala ao lado. Tivemos que chamá-los para continuar a sessão, tamanha a tranquilidade no diálogo. É nestas horas que a gente tem mais certeza ainda que a mediação vale a pena”, destacou Izabella.

Outro lado bom, segundo a instrutora, é ouvir depoimentos dos colegas servidores do interior sobre a alegria de ter um curso tão rico e cheio de experiências novas perto deles. “Ouvir servidores com 39 e 33 anos de Judiciário falando o quanto o curso está acrescentando a eles é muito motivador”, conta Izabella.

Ainda fizeram parte da equipe do mutirão a instrutora de mediação Adriana Paiva Cau, o instrutor em formação Valdeci Capua e a servidora Flávia Alves Pereira. O sucesso do mutirão em Guaçuí também foi graças ao incentivo da desembargadora Janete Vargas Simões, supervisora do Nupemec, para que a mediação atinja todo o estado, de norte a sul, de leste a oeste.

Servidores do judiciário capixaba posam para foto.

Vitória, 24 de março 2023

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tspenedo@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br