“Esperando Por Você” tem exibição no Cine Jardins em comemoração ao Dia Mundial da Adoção

Fotos das crianças e adolescentes que participam da campanha de adoção Esperando por Você.

O intuito da ação é dar visibilidade ao projeto e encontrar famílias para crianças e adolescentes aptos à adoção.

Até o próximo dia 30 de novembro, mês em que é celebrado o Dia Mundial da Adoção, o Cine Jardins exibe vídeos da campanha Esperando Por Você. O projeto, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo, por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), tem o objetivo de mudar o destino de crianças acolhidas no estado, especificamente as mais velhas, os grupos de irmãos ou aquelas que possuem alguma condição especial de saúde.

Ao todo 11 crianças e adolescentes ganham as telas do cinema: Alex e Alessando, Breno, Walace, Cláudio, Jean, Bruna e Jaciara, Lucas, Raiane e Kauan. Eles mostram o que gostam de fazer, revelam suas habilidades e sonhos. Uns com suas falas espontâneas, outros apenas com o sorriso ou olhar. Mas todos cativantes.

Esta é a segunda vez que o Cine Jardins abraça a causa. O programador e gerente do cinema, Talmon da Silva Fonseca Júnior, explica que os 09 vídeos são intercalados ao longo do dia e exibidos junto com os trailers, no início das sessões.

“Abraçamos essa ideia por uma questão de sensibilidade. Por desejar que essas crianças e adolescentes tenham uma família e um destino melhor. Abrir as portas do cinema para a campanha ainda é pouco, perto do trabalho que o Tribunal vem fazendo por eles”, afirma Júnior.

Graças ao projeto, em um ano e meio, 06 dos participantes já encontraram suas novas famílias. Todos tinham mais de 12 anos de idade. E atualmente dois irmãos, um de 15 e outro de 17 anos, estão em fase de aproximação com pretendentes à adoção.

Para a assistente social da Ceja, Nathália Pelegrini, a visibilidade ao projeto precisa ser constante: “Ao mesmo tempo em que umas crianças passam a ir conviver com seus novos pais, surgem outras para adoção. Por conta dessa rotatividade, sempre há crianças acolhidas à espera de uma família. Então, é uma campanha permanente”.

Nathália também destaca que a participação no projeto é feita de forma responsável, sempre com a devida autorização dos coordenadores das instituições de acolhimento e dos juízes de infância da Comarca onde vivem. “Somente participam crianças e adolescentes para os quais já foram esgotadas todas as buscas no Cadastro Nacional e Internacional de Adoção”, concluiu.

Além do cinema, os vídeos estão no ar na página oficial da Campanha: www.tjes.jus.br/esperandoporvoce

E na playlist Esperando Por Você no Youtube.

Saiba Mais

Hoje, no Espírito Santo, das 100 crianças acolhidas prontas para adoção, 86%
têm mais de 08 anos de idade, 49% fazem parte de grupos de irmãos e 23,5%
possuem alguma necessidade especial.

Vitória, 19 de novembro de 2018.

 

Informações à imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tsvalle@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br