Novo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania é instalado em Vitória

No Fórum Moniz Freire, a placa que marca a instalação do 12º CEJUSC é descerrada pela Desembargadora Janete Simões e pelo Dr. Marcelo Loureiro. Observam a cena, os Juiz de Direito, Dr. Jaime Abreu, o diretor da OAB-ES, Dr. giulio Imbrosi e a procuradora de Justiça, Maria Cabral de Sá.

No 12º Cejusc, que funcionará no Fórum de Vitória, os cidadãos poderão buscar uma solução consensual para seus conflitos.

O 12º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Espírito Santo foi instalado, na manhã desta segunda-feira (12), no Fórum Moniz Freire, no Centro de Vitória. Com a implantação da nova unidade judiciária, os cidadãos poderão contar com um ambiente humanizado para resolverem seus conflitos de forma consensual.

A desembargadora Janete Vargas Simões, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – Nupemec, órgão responsável pela coordenação dos Cejuscs, explicou que o 12º Centro Judiciário, inaugurado nesta data, vai atender às Varas Cíveis, de Infância e Juventude, e de Família de Vitória.

A coordenadora do Nupemec também destacou que o projeto busca humanizar a Justiça, “fazendo com que as partes busquem por elas mesmas um entendimento maior, a possibilidade de um diálogo e que encontrem a solução para o seu conflito”, disse a desembargadora.

O diretor do Foro de Vitória, juiz Marcelo Menezes Loureiro, falou que sua expectativa é que o 12º Cejusc seja bastante demandado, que os serviços sejam prestados de forma intensa e que colabore muito com o trabalho desenvolvido pelas Varas. “Espero que nós consigamos, dessa forma, avançando sempre, melhorando os ambientes ocupados por todos nós, que os serviços prestados pelo Poder Judiciário sejam cada vez melhores”, enfatizou o juiz Marcelo Loureiro.

Durante a cerimônia, a procuradora de Justiça Maria de Fátima Cabral de Sá, representante do Ministério Público Estadual, e o diretor tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES), Giulio Cesare Imbroisi, foram unânimes em ressaltar a importância dos Cejuscs para aproximação entre o Judiciário e a Sociedade.

Também prestigiaram o evento o desembargador do TJES Arthur José Neiva de Almeida, a juíza coordenadora dos Juizados Especiais, Ana Cláudia Rodrigues de Faria; o juiz titular da Justiça Volante, Marcos Valls Feu Rosa; a procuradora do MPES Andréa Rocha, a procuradora municipal de Vitória Wilma Chequer e o presidente do SICOOB Servidores, Márcio Gomes.

A solenidade contou ainda com a presença dos juízes de Direito Jaime Ferreira Abreu, Maria Jovita Ferreira Reisen (coordenadora) e Raimundo Siqueira Ribeiro, que compõem a equipe do 12º Cejusc; e as servidoras do Nupemec: Jussiara de Souza e Lavínia Andrade. O grupo vai atuar na promoção das ações necessárias ao funcionamento do Centro Judiciário, como a implantação das sessões de conciliação e mediação, e a redução do acervo processual.

A instalação do 12º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) foi autorizada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama no dia 13 de setembro, quando o Ato Normativo nº 154/2018, foi disponibilizado no Diário da Justiça.

No Centro Judiciário serão realizadas sessões de conciliação e mediação processuais, pré-processuais, bem como atendimentos e orientações para que os cidadãos possam encontrar apoio para resolver seus conflitos de forma pacífica.

Vitória, 12 de novembro de 2018.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva e Andréa Resende | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br