Novo presidente do TJES destacou a importância do aprimoramento das políticas judiciárias

Em seu discurso o desembargador Ronaldo Gonçalves também afirmou que pretende priorizar a instalação do PJE em todo o Estado.

O novo presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, empossado em Sessão Solene realizada na tarde desta quinta-feira (12) ressaltou que sua meta para o biênio 2020/2021 está escrita na bandeira do Espírito Santo, ou seja, “trabalha e confia” e falou sobre os desafios que terá em sua gestão.

“Afirmo que recebo a gratificante e importante missão que me confiaram, imbuído de vontade e coragem para enfrentar qualquer adversidade que se apresente, trabalhando com dedicação, em busca da continuidade do valoroso trabalho dos meus antecessores, com olhar voltado para o futuro, buscando sempre o aprimoramento das políticas públicas judiciárias já existentes”, destacou.

O desembargador também enfatizou que pretende priorizar a instalação do Processo Judicial Eletrônico em todo o Estado, que ganhará novos ares com a possibilidade e implementação da Inteligência Artificial.

“Vale destacar que a informatização dos processos judiciais reduz o número de processos físicos, garantindo a facilitação do acesso amplo à justiça, economia dos custos, celeridade e praticidade. Inclusive, ressaltou, que a informatização já ocorreu nos Juizados Especiais, nas Execuções Fiscais, nas Execuções Penais e há pouco tempo no Segundo Grau de Jurisdição, no tocante aos recursos de agravo de instrumento”, ressaltou o desembargador.

O desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa pontuou, ainda, que pretende enxugar a máquina pública no que for possível, reduzindo gastos sem perder a qualidade e a presteza no julgamento das demandas.

Outra meta do novo Presidente é investir, aprimorar e expandir os Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejuscs), instituindo verdadeiramente uma justiça multiportas, que tem, por meio do Nupemec (Núcleo de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJES), encontrado resultados expressivos na solução pacífica de conflitos, levando cidadania para todo o Estado.

Em seu discurso, o desembargador Ronaldo Gonçalves falou também sobre a importância da atuação dos desembargadores como supervisores do Tribunal de Justiça em áreas de atuação sensíveis, como infância, juizados, criminal e outras, para que as questões a eles submetidas sejam sempre resolvidas no espírito de cooperação e superação das dificuldades.

O novo presidente agradeceu aos que estiveram presentes em sua trajetória, amigos e familiares, e a todos com quem trabalhou em seus quase 40 anos de magistratura. Aos magistrados e servidores, o desembargador destacou que terão todo o seu apoio para a continuidade dos bons projetos já existentes, na melhoria da estrutura e das condições de trabalho, não só na capital, mas em todas as Comarcas do Estado.

“O caminho é longo e por muitas vezes de certo não será fácil, mas espero que no final do percurso tenhamos o sentimento de dever cumprido, contando para tanto com a continuidade de algumas políticas públicas judiciárias, que considero essenciais para a manutenção do belíssimo trabalho que é realizado pelo Poder Judiciário capixaba”, disse o presidente em seu discurso.

E, concluiu: “Compartilho com todos meu anseio de contribuir ao máximo para um Judiciário unido, valorizado e forte, que com seus valorosos membros possa fazer valer a Constituição Federal, a Constituição Estadual e a legislação vigente, levando a Justiça a todo o povo capixaba, garantindo a liberdade e a dignidade, construindo diuturnamente uma relação de confiança com a sociedade para que acreditem que somos um poder imparcial, autônomo e essencial para a democracia. Como já diz o ditado: ‘‘sem Judiciário forte, não há democracia e nem cidadania respeitada’”.

Clique aqui para ver a íntegra do discurso do desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa.

Vitória, 12 de dezembro de 2019

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br