O Jeito Mulher de Liderar e Empreender é tema de fórum realizado no TJES nesta sexta-feira, 22

Mesa de convidados e palestrantes do evento Fórum O Jeito Mulher de Liderar e Empreender realizado pelo PJES, através da Coordenadoria de Combata a Violência Doméstica e Familiar e o Rotary Club de Vitória.

O impacto econômico do saneamento na vida das mulheres, os avanços no combate à violência doméstica e familiar, e a liderança feminina estiveram entre os temas abordados no evento.

O jeito mulher de liderar e empreender foi o tema debatido na manhã desta sexta-feira (22), no Salão Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo. O Fórum, realizado pelo Rotary Club Vitória, com o apoio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJES, propôs um diálogo sobre a participação da mulher no mercado de trabalho por meio de temas relevantes, capazes de agregar valor a suas vidas, proporcionando conhecimento e incentivo.

Os impactos da falta de água na vida das mulheres foi o tema da primeira palestra do dia, abordado pela diretora-presidente das Concessionárias PPPs do Espírito Santo, Ambiental Serra e Ambiental Vila Velha, Reginalva Mured. A convidada falou sobre como a falta de saneamento impacta na vida das pessoas, em especial na vida das mulheres, e apontou soluções.

“Nós temos o caminho da universalização que é levar a água de qualidade, que é a água potável, com continuidade, muitas vezes ela existe, mas não é contínua, e também tratar o esgoto sanitário de toda a população brasileira. As soluções são diversas, mas a necessidade de universalização permanece, como forma de trazer inclusão social, saúde, desenvolvimento, inclusive do turismo, e também como forma de proteção das crianças, das mulheres, proteção da população em relação a inúmeras doenças, como dengue, H1N1, chikungunya, todas essas doenças estão, de alguma maneira, relacionadas com a falta de saneamento básico”, disse Reginalva.

A palestrante também alertou que o impacto da água na vida da mulher é fortíssimo. “Já têm estudos comprovando que as mulheres que contam com a água em casa conseguem trabalhar e conseguem trabalhar melhor, têm menos falta no trabalho, conseguem proteger melhor seus filhos, por conta da falta de doença nos filhos elas também estão sempre mais presentes no trabalho, e isso já representa um aumento de remuneração da ordem de R$ 360,00. Então saneamento é também combate à pobreza”, ressaltou.

Em seguida, a juíza Hermínia Azoury compartilhou suas experiências, desde quando atuou como professora, defensora pública, passando pela Vara Especializada em Violência Doméstica até sua trajetória à frente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJES. Para a magistrada, muito já foi alcançado, mas ainda é preciso avançar.

Para encerrar o fórum, a engenheira Juliana Costa, diretora do Grupo Serrana, e diretora da Master Mind de Bonton e Vitória, falou sobre o jeito da mulher de liderar e empreender nos dias atuais. Juliana destacou que a mulher já tem um instituto natural de sobrevivência, então é natural que as empresas dirigidas por mulheres sejam empresas com maior longevidade, então, a questão é como a mulher aceita a missão da liderança.

A palestrante também fez um resgate histórico de como a mulher chegou onde está hoje e uma reflexão sobre o futuro. “Hoje, nós temos espaço, a nossa missão é consolidar esse espaço, resolver os problemas que nós temos, e olhar para frente, como nós vamos consolidar esse espaço que nós temos? Só através da liderança, a liderança de alta performance, a liderança que tem o sentimento da longevidade, o sentimento do cuidado com o outro”, ressaltou a engenheira.

Além das palestrantes, também compuseram a mesa de abertura do evento a vice-governadora do Espírito Santo, Jaqueline Moraes da Silva; a deputada estadual Janete de Sá, o Governador do Rotary Club Internacional, Robson Caetano; e Lorena Gomes Perdigão de Médice, Life coaching e Executive Coching Formada pelo IGT.

A vice-governadora, Jaqueline Moraes, ao citar que, em 2019, já foram protocolados no Congresso Nacional 131 projetos de lei com a palavra-chave “mulher”, constatou que a definição de prioridades para aprovar projetos de interesse das mulheres deverá ser um grande desafio para a bancada feminina.

Jaqueline abordou também a falta de representatividade feminina nos cargos eletivos e os partidos políticos ainda são dominados por homens. “As mulheres são minorias na política, apesar de serem maioria numérica na sociedade. As mulheres são mais de metade da população, mas são menos de 10% nos cargos políticos, o mesmo acontece com os negros. As pessoas em situação de pobreza não conseguem nem mesmo se candidatar,” disse ela.

A recepção dos participantes foi feita pela Banda do 38º Batalhão da Polícia Militar, que também executou os Hinos do Brasil e do Espírito Santo no início do evento.

Homenagem

Nove mulheres foram homenageadas com certificado de Menção Honrosa durante o Fórum “O Jeito Mulher de Liderar e Empreender”, realizado na manhã desta sexta-feira (22), no Salão Pleno do Tribunal de Justiça. São elas:

  • Senadora Rose de Freitas, representada pela assessora Soraya Dutra;
  • Deputada Estadual Janete de Sá;
  • Juíza de Direito Hermínia Azoury;
  • Diretora-presidente das Concessionárias Ambiental Serra e Ambiental Vila Velha, Reginalva Mureb;
  • Life coaching Lorena Gomes Perdigão de Médici;
  • Presidente da Assevila, Cristal Carvalho, representada por Grazielle Linhares Fraga dos Reis;
  • Diretora administrativa da Rede Tribuna, Ângela Maria Peixoto Soares Teixeira de Carvalho;
  • Diretora do Grupo Serrana e da Master Mind Boston e Vitória, Juliana Costa.

Vitória, 22 de março de 2019

 

Informações à imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br