Programa Reconstruir o Viver é apresentado em Fóruns Nacionais de Justiça Juvenil

Juízes participam da dinâmica de grupo chada de Círculo de Paz durante o XXIV Fórum Nacional de Justiça Juvenil.

Juízes de primeira e segunda instâncias foram convidados a participar de um Círculo de Paz

O Programa Reconstruir o Viver do Poder Judiciário do Espírito Santo, que tem o objetivo de implantar a Justiça Restaurativa e a Comunicação Não Violenta, foi apresentado no estado do Tocantins, durante o XXIV Fórum Nacional de Justiça Juvenil e o VI Fórum Nacional de Justiça Protetiva, que aconteceram na última semana, entre os dias 27 e 29 de março.

Quem representou o Tribunal de Justiça do Espírito Santo, foi a juíza Patrícia Neves, coordenadora das Varas da Infância e da Juventude e a juíza Morgana Dario Emerick, da 1ª Vara da Infância e da Juventude de Cariacica.

No evento, que aconteceu na Escola Superior da Magistratura Tocantinense, juízes de primeira e segunda instâncias de todo o país foram convidados a participarem de um Círculo de Diálogo, para compartilhar experiências, sentimentos e vivenciar essa prática circular que cada vez mais se multiplica pelas escolas e comunidades do Espírito Santo.

O Programa Reconstruir o Viver foi desenvolvido pela 1ª Vara da Infância e Juventude de Vila Velha e se expandiu por todo o estado por meio do Ato Normativo Conjunto 028/2018 . A ideia é aplicar a Justiça Restaurativa nos casos já judicializados e também promover a Mediação Escolar, a Mediação Comunitária e os Círculos de Construção de Paz como ferramenta para solucionar de forma pacífica os conflitos pré e extrajudiciais da sociedade.

No último dia 26 de março, foi publicada a Lei Municipal n° 6.132/19, que instituiu a Justiça Restaurativa em todas as escolas de Vila Velha. Atualmente, 14 delas já aplicam os Círculos de Paz. “É exatamente no que acreditamos, na jornada persistente. É o início de um longo caminho de pacificação! Ao município de Vila Velha, os agradecimentos pela confiança, seremos todos, Facilitadores de Círculos de Construção de Paz, incansáveis em nossa missão!”, comemorou a juíza Patrícia Neves.

Vitória, 01 de abril de 2019

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tsvalle@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br