O TJES abriu as portas nesta quinta-feira (30) para estudantes de direito no projeto Visita Monitorada

Estudantes de direito da faculdade Viva de Vitória (FAVIVA), posam para foto durante visita monitorada no TJES..

Alunas e alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor a estrutura e o funcionamento do Tribunal.

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) recebeu, nesta quinta-feira (30), os estudantes de direito da faculdade Viva de Vitória (FAVIVA). As alunas e os alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor o espaço estrutural e aprender mais sobre suas nuances, o passeio se inicia no Centro de Memória, lugar de aprendizado sobre a história do TJES, em seguida, o grupo passa pela sala de sessões e por último tem a oportunidade de assistir a uma sessão do Tribunal Pleno.

O advogado, mestre em Estado e Sociedade e professor Matheus Lopes trouxe o grupo no intuito de reunir as mais diversas turmas da faculdade, pois, para ele, é fundamental tanto para quem está terminando quanto para quem está começando o curso, tanto para aprendizado como para se ambientar com a formalidade do Judiciário.

O professor Matheus Lopes.

“A visita é de fundamental importância pra integração dos alunos com o Tribunal de justiça, até por conta do conhecimento que sai das palestras. Os alunos que começam tem a ideia de que os desembargadores e o Tribunal estão muito distantes, e com a visita eles conseguem se ver mais próximos dos sonhos deles”, destaca o professor Felipe Morais.

Vicente Tozetti, homem de pele branca e com cabelos e bigode grisalhos.

O aluno do primeiro período Vicente Tozetti, contou que já é formado em contabilidade, mas que sempre sentiu uma vontade de fazer direito, então decidiu fazer o curso aos sessenta (60) anos de idade. Vicente destacou que a visita agregou muito e que gostou muito da experiência de entrar pela primeira vez no plenário do Tribunal.

Já a aluna Lanisia Lousa está cursando o segundo período e contou que a visita agregou muito em conhecimentos, e que pensa em se tornar uma desembargadora futuramente.

As visitas monitoradas ocorrem todas as quintas-feiras e o projeto é realizado pela Assessoria de Cerimonial e Relações Públicas, visando abrir as portas para os estudantes que sonham em seguir essa formação, unindo o Tribunal ao social. As coordenadoras e coordenadores interessados em participar do projeto devem realizar o agendamento através do e-mail visitamonitorada@tjes.jus.br.

Vitória, 30 de março de 2023

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Texto: Monique Ferreira | mofoliveira@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br