Oficiais de justiça debatem o papel dos profissionais na modernização do judiciário

O encontro aconteceu no Tribunal Pleno e contou com a participação do presidente do TJES e dos desembargadores Pedro Valls Feu Rosa, Samuel Meira Brasil Júnior e Fernando Zardini Antonio.

Nesta sexta-feira (19/08), oficiais de Justiça que atuam no Poder Judiciário do Espírito Santo se reuniram, no Salão Pleno do TJES, para um encontro com o tema “O Oficial de Justiça e as Novas Atribuições: Crise ou Evolução”, visando incentivar a incorporação da classe profissional nos processos de virtualização e modernização do Poder Judiciário.

O evento foi aberto pelo presidente do Tribunal da Justiça, o desembargador Fabio Clem de Oliveira, e pelo presidente do Sindioficiais Paulo Sérgio Torres Meinicke. A palestra de abertura foi ministrada pelos professores da Escola de Oficias, Daniel Faião e Mauro Faião.

Para o presidente do Sindioficiais, as palestras são uma maneira de envolver os oficiais de justiça no processo de modernização. “Se a gente não se modernizar, se a gente não se reinventar, a tendência é sermos extintos”, ponderou Meinicke. Ele também ressaltou a importância desses profissionais, inclusive na atuação durante a pandemia, e os riscos que envolvem a profissão.

Os desembargadores Pedro Valls Feu Rosa, Samuel Meira Brasil Júnior e Fernando Zardini Antonio participaram da mesa redonda que contou com três temas acerca da tecnologia, contemporaneidade e direito, sendo cada assunto abordado por um magistrado.

O desembargador Pedro Valls destacou que o processo de modernização demanda tempo e boas condições para os que trabalham no serviço público, além da necessidade de um pensamento, que toda a classe deve ter, do trabalho em equipe para um bom funcionamento de toda a Instituição.

O palestrante enfatizou a atenção que os servidores e oficiais devem ter em não ser instrumentos do atraso para a chegada do novo. “Nós não estamos, ainda, preparados, eis a verdade, para essa efetiva mudança. Nós estamos em um processo de libertação do velho e de preparação das bases para o novo, que ainda nos consumirá por oito a dez anos, mais ou menos”, disse Pedro Valls.

Os temas “A junção do Direito com a Tecnologia para a efetividade, celeridade e a economia processual” e “NIOJ – Núcleo de Inteligência dos Oficiais de Justiça” foram abordados, respectivamente, pelos desembargadores Samuel Meira Brasil Júnior e Fernando Zardini Antonio.

 

Vitória, 19 de agosto de 2022.

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Texto: Layna Cruz | lascruz@tjes.jus.br

Maira Ferreira

Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br

www.tjes.jus.br