Pauta concentrada para solucionar processos de família obteve 80% de acordos em Colatina

Grupo de pessoas em pé posando para a foto em trono de uma messa redonda com papéis e canetas em cima.

Na ação, que aconteceu neste mês de agosto, foram analisados 26 processos.

A pauta concentrada de processos de mediação de família promovida pelo Centro 2º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, o Cejusc de Colatina, neste mês de agosto, alcançou 80,76% de acordos. Ao todo, das 26 sessões de mediação realizadas, 21 resultaram em acordo entre as partes.

Os processos foram previamente selecionados para a ação, que aconteceu de 12 a 16 de agosto, com a participação das mediadoras judiciais Grasieli Polesi e Pâmela Diniz Martins, e da estagiária de pós-graduação e mediadora judicial em formação Larissa Melotti Vitali. Essa pauta concentrada foi um pedido da Comissão de Direito de Família da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Colatina.

O juiz diretor do Foro e coordenador do Cejusc, Fernando Antônio Lira Rangel, ressaltou que desde sua instalação, em abril de 2017, o 2º Cejusc vem obtendo excelentes resultados com os serviços prestados na Comarca de Colatina, alcançando de 80 a 90% de acordos ao mês.

O magistrado ainda explicou que, além das pautas concentradas, os juízes da Comarca também utilizam a ferramenta “agenda compartilhada do 2º CEJUSC”, para realizar agendamentos de mediação/conciliação, e oferecer os meios consensuais às partes como mecanismo de solução, obtendo resultados positivos com vários acordos celebrados e homologados, sendo o processo posteriormente arquivado.

A proposta da mediação é que uma terceira pessoa, neutra e imparcial, que é o mediador, facilite o diálogo entre as partes, para que elas construam, com autonomia e solidariedade, a melhor solução para o problema. A sessão dura cerca de 02 horas.

Para saber mais sobre os métodos consensuais de solução de conflitos, clique aqui.

Vitória, 30 de agosto de 2019

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJESelcrsilva@tjes.jus.br
Texto: Elza Silva |

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br