Podcast do TJES: Mastologista fala sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Médico Cleverson Gomes do Carmo Jr, homem de pele clara, com cabelos em tom ruivo. Ele veste jaleco na cor branca e gravata na cor vermelha.

O médico Cleverson Gomes do Carmo Jr explica que a doença tem inúmeras causas e hábitos saudáveis podem ajudar a reduzir os riscos.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no ano de 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres em todo o mundo descobriram que estavam com câncer de mama. No Brasil, 8 mil casos estavam diretamente relacionados a fatores comportamentais, como uso de bebida alcoólica e sedentarismo. Para falar sobre prevenção e importância do diagnóstico precoce da doença, o Podcast do TJES “Just Talk” convidou o mastologista Cleverson Gomes do Carmo Júnior.

O médico, que é preceptor da Residência em Mastologia do Hospital das Clínica da UFES, explica que o câncer de mama não tem uma causa única. É multifatorial, com influências da genética, do meio ambiente, da alimentação, do sistema imunológico e de muitas outras situações. Mas que hábitos saudáveis têm impactos significativos na redução dos riscos.

“Em 2019, nos EUA, foi publicada uma grande pesquisa com aval da sociedade americana de oncologia, que mostrou que somente a alimentação saudável já diminuiria em 20% a incidência de câncer de mama, especialmente em mulheres após a menopausa”, explica.

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, cigarro e praticar exercícios físicos também são fundamentais: “O excesso de gordura está relacionado ao aumento do hormônio estrogênio, que tem ligação direta ao surgimento do câncer. Portanto as atividades físicas, quaisquer que sejam, tem impacto positivo, podendo-se estimar em até 10% a diminuição do risco”.

Exercícios aeróbicos reduzem a produção de radicais livres, que estão ligados ao dano tecidual, e em última instância, dificultam o reparo do DNA de células potencialmente cancerosas. “Com prática de atividade ao livre e expostas ao sol, as mulheres aumentam o índice de Vitamina D, molécula ligada ao processo de imunomodulação. Um sistema imunológico mais competente, mais eficaz, significa menos risco de câncer de mama”.

Ao longo do episódio, Cleverson também ressalta que a doença pode se manifestar em forma de nódulo mamário ou vermelhidão, mas normalmente é silenciosa e não causa dor. Por isso, o ideal é procurar o médico antes que os sintomas apareçam.

“O autoexame é importante para a mulher conhecer seu próprio corpo, mas ele detecta a lesão quando já está avançada. O principal exame para a detecção precoce do câncer é a mamografia. É o único comprovado cientificamente capaz de reduzir a mortalidade por câncer de mama”.

O médico ainda fala sobre a vanguarda do Brasil nos tratamentos, Lei de Reconstrução Mamária e a importância da família no enfrentamento da doença.

Ouça o episódio na íntegra: https://anchor.fm/tjesoficial/episodes/54–Outubro-Rosa-e18rk18

Transcrição: Transcrição Just Talk 54 Outubro Rosa 

Vitória, 18 de setembro de 2021

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tsvalle@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br