Podcast Just Talk alerta sobre prevenção de queimaduras no dia a dia

Mulher de pele branca, cabelos tingidos e roupa na cor preta olha para a câmera.

A estudante Letícia Loureiro, que teve 46% do corpo queimado é quem explica o assunto.

Está no ar mais um Just Talk, o podcast do TJES. E hoje, 24 de Junho, dia de São João, a estudante de Direito Letícia Loureiro fala sobre a campanha Junho Laranja da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) e aborda os cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes com fogueiras, comidas quentes nas festas e também dentro de casa, no cotidiano.

“Acredito no poder da prevenção, de contar a minha história e servir de alerta para outras pessoas. O meu caso foi com um rechaud, com álcool em gel, o que acreditam ser o mais seguro. Mas estou aqui pra provar que não é. Álcool não é seguro. É importante buscar informações, estar atento aos perigos do fogo, do choque elétrico e tudo mais que envolva acidentes”, conta a estudante, que teve 46% do corpo queimado.

Ao longo do episódio, Letícia fala sobre cuidados ao soltar pipa, na hora de cozinhar e passar roupa. E alerta que quem tem criança em casa deve redobrar a atenção. Queimaduras são a 3ª maior causa de morte infantil.

“Em caso de queimadura, não se deve passar pomada, pó de café, pasta de dente, manteiga, nem ovo. Se acontecer, além de imediatamente colocar a ferida em água corrente durante 20 minutos, a pessoa deve procurar atendimento médico especializado. Aqui no ES, na rede pública, o hospital Jayme dos Santos Neves é referência, com centro de tratamento onde os pacientes são tratados com muita dignidade”.

Ouça o episódio na íntegra: https://anchor.fm/tjesoficial/episodes/70–Preveno-de-Queimaduras-e1kda3c

Vitória, 24 de junho de 2022

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tspenedo@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br