Just Talk fala sobre o setembro roxo, mês de conscientização sobre a Fibrose Cística

Pai e filha abraçados e sorrindo para a câmera. Eles têm a pele branca. A barba do pai é grisalha, ele é calvo e usa óculos. Os cabelos dela são castanhos claros e são cacheados.

Quem explica o assunto é Fábio Vieira, servidor do TJES e presidente da Associação de Fibrose Cística do ES.

Está no ar mais um Just Talk, o Podcast do Tribunal de Justiça do Espírito Santo. Este episódio tem como tema a Fibrose Cística, doença genética, rara, crônica e progressiva, que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e sistema digestivo. Quem explica o assunto é o servidor Fábio Vieira, que é presidente da Associação de Fibrose Cística do Espírito Santo (AFICES) e pai da Sara, que foi diagnosticada com a doença logo após seu nascimento.

Fábio explica como a doença pode ser diagnosticada, como é o tratamento e quais são os cuidados básicos com um paciente fibrocístico. Contou também que a AFICES trabalha para dar a melhor assistência para os enfermos e suas famílias: “A gente atua diretamente e efetivamente em benefício de todos os pacientes, e para que os direitos sejam garantidos para todos eles, adultos e crianças”.

O servidor ainda relatou que sente muito por sua filha Sara não poder abraçar sua amiga que também possui fibrose cística, e explica que “principalmente quando os pacientes são colonizados por bactérias diferentes, eles não podem se encontrar”, pois conforme a bactéria, o processo de piora pode ser acelerado.

“Horas e horas brincando de boneca, contam mil histórias, e elas não podem se encontrar. Peço a Deus para que a medicina evolua e que essas medicações sejam incorporadas no SUS para que esse abraço seja dado”, finalizou Fábio.

Ouça o episódio na íntegra: https://anchor.fm/tjesoficial/episodes/Just-Talk-51-Fibrose-Cstica-e17gnsf

Acesse a transcrição: https://www.tjes.jus.br/wp-content/uploads/just_talk_ep51.pdf

Vitória, 17 de setembro de 2021

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Ana Luiza Villaschi | anlmartins@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br