Poder Judiciário discute acessibilidade com a sociedade

acessibilidade 130
“O fato de discutirmos o assunto no Palácio da Justiça mostra que temos mais um parceiro”, salientou Mariana Barbosa, da Prefeitura de Vitória.

acessibilidade 400Servidores, representantes do Ministério Público, da sociedade civil, da Assembleia Legislativa e advogados participaram nesta sexta-feira (30/11) da mesa redonda “Acessibilidade: Interesse de todos”, no salão Nobre do Palácio da Justiça, com o objetivo de promover o diálogo entre o Poder Judiciário e a sociedade para que sejam planejadas ações de melhoria do acesso de todos aos serviços da Corte.

A coordenadora de Serviços de Convivência da Assistência Social para a Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Vitória, Mariana Barbosa Reis, falou da importância da acessibilidade para toda a sociedade, ressaltando que, em algum momento da vida, uma pessoa precisará de um local público que seja de fácil acesso devido a uma limitação definitiva ou temporária.

“O Tribunal de Justiça deu o primeiro passo para implantar a acessibilidade a partir do momento em que o Conselho Multidisciplinar foi instituído. O fato de discutirmos o assunto no âmbito do Poder Judiciário mostra que temos mais um parceiro nesta causa”, afirma.

A palestrante lembrou que a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência precisa ser conhecida pelo TJES para que as atitudes sobre acessibilidade sejam baseadas nesse documento. “Mudanças necessárias para proporcionar acessibilidade é muito mais que construir rampas, elevadores, plataformas e banheiros”, ressalta.

A coordenadora da Prefeitura mostrou alguns números durante apresentação apontando que existem cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil, sendo que cerca de 50 mil são moradores da capital do Estado.

Assessoria de Comunicação do TJES
30 de Novembro de 2012