Presidente do TJES acompanha apresentação do Programa Estado Presente feita pelo Governador ao Vice-presidente da República

O programa desenvolvido no Espírito Santo foi elogiado pelo General Hamilton Mourão e apontado como um exemplo para o país.

Nesta quinta-feira, (29/08), o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, acompanhou a apresentação do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, feita pelo governador Renato Casagrande ao vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, no Palácio da Fonte Grande. O programa é considerado referência para a elaboração do Plano Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta do Governo Federal e foi apontado pelo Vice-presidente como exemplo para o Brasil.

Na explanação sobre o Estado Presente, o governador esclareceu sobre as diretrizes e os objetivos do programa e apresentou um gráfico dos homicídios no estado, mostrando que os índices de criminalidade reduziram em todo o território capixaba, e hoje são os melhores dos últimos 23 anos.

“O nosso programa Estado Presente é referência nacional. Iniciamos em nosso primeiro mandato e obtivemos uma redução no número de crimes contra a vida. Retomamos o programa neste ano e estamos conquistando os menores números da série histórica. É o trabalho bem feito tanto na atuação policial quanto na social”, apontou o Governador.

O governador ainda destacou que a integração entre o Poder Executivo e o Poder Judiciário é indispensável para o combate à criminalidade no estado. “O desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama é um grande parceiro nos projetos de Segurança Pública”, disse Renato Casagrande.

Graças aos bons resultados do Estado Presente, Cariacica é uma das cinco cidades do País que fazem parte do “Em Frente Brasil”, o projeto-piloto de Enfrentamento à Criminalidade Violenta. A Força Nacional de Segurança pública, que já chegou ao município, atuará de forma integrada com as Polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar, dentro de estratégias específicas de policiamento ostensivo, inteligência, investigação criminal e operações integradas. Além de Cariacica, o projeto também está sendo implantado em Ananindeua (PA), Goiânia (GO), Paulista (PE) e São José dos Pinhais (PR).

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, elogiou o programa Estado Presente e deixou claro que a metodologia pode ser utilizada como modelo para todo o País. “É um trabalho de integração de todos os entes ligados à segurança pública, numa simbiose e no uso correto das ferramentas de inteligência para que se faça um mapeamento de onde são cometidos os crimes, as ilegalidades, e a partir daí o combate a esse flagelo que atinge o nosso país seja feito de forma organizada. O Espírito Santo, pela forma como vem conduzindo isso, é mais uma vez exemplo para o restante da federação”, elogiou o Vice-presidente, afirmando que o programa pode se tornar um exemplo para todo o País.

O encontro no Palácio da Fonte Grande também contou com a presença da juíza Gisele Souza de Oliveira, coordenadora das Varas Criminais e de Execuções Penais do TJES, de representantes de outros Poderes e do Sistema de Segurança Pública Estadual.

Vitória, 29 de agosto de 2019

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle (com informações da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado) | tsvalle@tjes.jus.br 

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

foto: Hélio Filho/Secom – Governo do Espírito Santo