Presidente do TJES inaugura nesta sexta-feira novo arquivo geral e almoxarifado do Poder Judiciário Estadual

Solenidade de inauguração será às 10h da manhã, na Rodovia Vitória / Jacaraípe, em Jardim Limoeiro, em Serra.

O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, preside às 10h da manhã desta sexta-feira, 20/4, a solenidade de inauguração do novo Arquivo geral e Almoxarifado do Poder Judiciário Estadual. O evento irá ocorrer nas novas instalações, localizadas na Rodovia ES 010, Km 4, em Jardim Limoeiro, no município de Serra.

O imóvel tem por objetivo centralizar o local de arquivamento dos Juízos da Grande Vitória, com mais espaço, melhor organização e guarda dos documentos do Poder Judiciário do Espírito Santo (PJES), além de hospedar as novas instalações da seção de almoxarifado e patrimônio do Tribunal de Justiça.

Secretários e coordenadores comemoram iniciativa

O projeto, iniciado durante a gestão do Desembargador Annibal de Rezende Lima, foi acompanhado de perto pelo Secretário-Geral do TJES, Marcelo Tavares de Albuquerque, que evidencia, entre os vários benefícios da inciativa, a redução do custeio com o arquivamento desses documentos.

Segundo o Secretário, além da economia nos gastos com vigilância, limpeza, água e energia elétrica, haverá também a redução de custos com o fim do aluguel dos três espaços onde hoje funcionam os arquivos da Grande Vitória.

Marcelo destaca a satisfação “por parte da Secretaria Geral, de ver concluída essa estratégia iniciada na administração do Desembargador Annibal de Rezende Lima, quando ele, juntamente conosco, teve a ideia e forneceu todo o apoio para essa implementação, que se conclui agora durante a gestão do Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama. Por todas essas razões, é uma vitória para toda a administração”.

Para Fábio Buaiz de Lima, Coordenador de Gestão da Informação Documental, a estratégia irá facilitar o trâmite dos processos, reduzindo significativamente o tempo gasto pelos servidores, que agora não precisarão se deslocar até as Comarcas para arquivar e desarquivar documentos.

“Hoje nós fazemos uma escala e duas vezes na semana vamos a Cariacica e à Serra para desarquivar documentos, e em Vitória todos os dias. Com a nova sede, nós poderemos desarquivar todos os dias os documentos de todas as comarcas”, explica Fábio.

O espaço também abrigará a seção de Almoxarifado e de Patrimônio, que irá contar com dois galpões, segundo informou a Secretária de Infraestrutura do TJES, Sandra Carvalho Moreira Força. O primeiro servirá para o recebimento dos bens novos ou ainda bons para uso, e irá aumentar significativamente a capacidade de armazenamento de insumos do Poder Judiciário, reduzindo os riscos de problemas relacionados à disponibilidade de suprimentos como papel, toners para impressoras e lâmpadas.

Segundo Sandra, a atuação do Desembargador Annibal de Rezende Lima foi fundamental para o sucesso do projeto uma vez que ele “encampou a iniciativa e acreditou na nossa afirmação de que precisávamos de espaço para não termos mais problemas relacionados a abastecimento”.

O segundo galpão será utilizado para o armazenamento de bens inservíveis, obsoletos, irrecuperáveis ou antieconômicos, que muitas vezes eram cedidos ou descartados por falta de espaço para armazenamento. Agora, esses itens poderão ser recuperados e até mesmo leiloados, produzindo receita para o PJES, explicou a secretária.

Vitória, 19 de abril de 2018.

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Thiago Figueredo | thflopes@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br