Presidente do TJES prestigia lançamento do projeto Ales Digital, da Assembleia Legislativa

Projeto consiste na implantação de processo eletrônico nos trâmites das áreas legislativa e administrativa do Legislativo estadual.

O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, prestigiou, na manhã desta quarta-feira (18), o lançamento do projeto Ales Digital, da Assembleia Legislativa (Ales). O projeto consiste na implantação de processo eletrônico, com uso de certificação digital, nos trâmites das áreas legislativa e administrativa do Legislativo estadual. O portal pode ser acessado por meio de link na página inicial do portal oficial da Ales.

O desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama elogiou a iniciativa. “A importância maior que eu enfatizo é a transparência, a agilidade, a inutilização do papel e a rapidez na tramitação dos projetos. De norte a sul, todos terão acesso imediatamente aos projetos e conhecerão seu conteúdo, com total transparência, com total agilidade. O Poder Legislativo do meu Estado do Espírito Santo está de parabéns, está na vanguarda pela adoção dessas providências”, ressaltou o presidente do TJES.

O presidente da Ales, deputado Erick Musso, parabenizou o deputado Marcelo Santos, vice-presidente da Ales, que foi designado para liderar o projeto, iniciado há um ano. Musso ressaltou que o programa enfrentou muitos desafios e alcançou diversos avanços. “A Assembleia Legislativa do Espírito Santo, hoje, se torna a primeira Assembleia do Brasil com processo totalmente digitalizado para que possamos acelerar o processo legislativo e ainda fazer a economicidade dos serviços e dos gastos públicos”, destacou o presidente da Ales.

Por meio da Página, o cidadão poderá obter informações sobre cada uma das seis opções do menu: Deputados, Mesa Diretora, Comissões, Plenário, Produção Legislativa e Legislação Estadual. Na opção “Deputados”, por exemplo, será possível verificar os contatos, a participação, as proposições apresentadas e a frequência em plenário de cada parlamentar, entre outras informações.

O Portal foi apresentado pelo servidor da Ales Marcos Pontes de Aquino, secretário executivo do projeto. Para Aquino, o Ales Digital vai gerar transparência e traduzir em benefícios para a população. “O projeto vai permitir à sociedade capixaba acompanhar os trabalhos dessa Casa. Agora, os projetos estão disponíveis na íntegra para acesso da população, ‘capa a capa’”, contou o servidor.

Clique aqui para acessar a Ales Digital.

Vitória, 18 de abril de 2018.

Informações à imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva (com informações de Gabriela Zamprogno e Ales) | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br