Presidente do TJES recebe Conselheiro do CNJ para reunião de trabalho sobre Pje com Desembargadores

O conselheiro Rubens de Mendonça Canuto Neto e o juiz auxiliar da presidência do CNJ, Bráulio Gabriel Gusmão, apresentaram o atual estágio do Pje no Brasil e parabenizaram o Tribunal de Justiça do ES.

O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, recebeu, nesta quinta-feira, o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Rubens de Mendonça Canuto Neto e o juiz auxiliar da presidência do CNJ, Bráulio Gabriel Gusmão, para uma reunião no gabinete da Presidência, com a participação de desembargadores do TJES.

A reunião de trabalho sobre o Processo Judicial Eletrônico em Segundo Grau contou com a presença de desembargadores Ronaldo Gonçalves de Sousa, Fábio Clem de Oliveira, Dair José Bregunce de Oliveira, Jorge do Nascimento Viana, Willian Silva, Arthur José Neiva de Almeida, Manoel Alves Rabelo, Adalto Dias Tristão, Ney Batista Coutinho, Ewerton Schwab Pinto Júnior e Jorge Henrique Valle dos Santos, bem como os desembargadores substitutos, os juízes de direito Júlio César Costa de Oliveira, Délio Rocha Sobrinho, Raimundo Siqueira Ribeiro, o juiz auxiliar especial da presidência Fábio Brasil Nery, e os juízes Sérgio Ricardo de Souza, Thiago Albani Oliveira e Marcelo Menezes Loureiro.

Durante o encontro, os desembargadores tiveram a oportunidade de, junto com os representantes do Conselho Nacional de Justiça, debater as potencialidades do Pje no contexto atual da justiça brasileira.

O conselheiro Rubens de Mendonça destacou que o presidente do CNJ, Ministro Dias Toffoli está dando todo o apoio ao Pje. Além disso, agradeceu a receptividade dos desembargadores e se colocou à disposição do TJES.

Em seguida o juiz auxiliar do CNJ, Bráulio Gabriel Gusmão traçou um panorama do Pje na justiça brasileira e destacou: “Quando nós juntamos forças, como as nossas necessidades são as mesmas, o grande desafio que temos é apenas aprender a trabalharmos juntos, olhando a justiça, o sistema, como um só. O Pje é o maior programa do Judiciário Brasileiro.”, ressaltou.

“O trabalho do CNJ nada mais é do que fazer a orquestração desse sistema, prospectar o que há de melhor em tecnologia, oferecer recursos, treinamento, todo o apoio que a instituição precisar. Qual é a contrapartida? É trabalhar junto, é juntar forças. O Tribunal de Justiça do Espírito Santo é um exemplo disso, pois embora tenha um time muito pequeno, tem cabeças muito privilegiadas para nos ajudar em muitas coisas”. O magistrado destacou ainda que, atualmente, três servidores do TJES estão auxiliando o CNJ, “com grande expertise”.

“Quero aqui parabenizar o Tribunal pelo trabalho que está fazendo, agradecer a parceria e me colocar à disposição em tudo que for necessário, além de renovar o compromisso do Conselho em auxiliar o Tribunal de Justiça do Espírito Santo”, concluiu o magistrado.

O presidente do TJES agradeceu o empenho de todos, especialmente do Secretário de Tecnologia da Informação e do Comitê de Governança de TI do TJES. “Agradeço muito a presença dos senhores aqui e gostaria de dizer que fiquei muito feliz em saber que essa parceria vai continuar com a próxima administração do TJES”.

Na oportunidade, o presidente eleito do TJES para o próximo biênio, desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, “Quero agradecer a presença dos representantes do CNJ, e dizer que queremos dar continuidade a tudo de positivo que vem sendo desenvolvido pela gestão atual. Estaremos também à disposição do Conselho Nacional de Justiça.”

O presidente do Comitê de Governança de TI, desembargador Fabio Clem de Oliveira, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação. “O trabalho do Comitê é dar condições de trabalho à STI, de cumprir o seu cronograma de trabalho. Com isso conseguimos realizar bons trabalhos, com poucos recursos e muito empenho”, destacou o magistrado.

O secretário de Tecnologia da Informação do TJES, Carlos Vinícius de Arimatea, também agradeceu a parceria do CNJ, do presidente do Comitê de Governança, do presidente do TJES. “Acho que a instituição se voltou para TI, entendendo as necessidades e as dificuldades e todos foram caminhando, concentrando os esforços numa ferramenta única, o Pje, com o apoio do CNJ. Então, estamos vendo que com o empenho e sacrifício que estamos fazendo, estamos vendo resultados para o Poder Judiciário do Espírito Santo. Esperamos conseguir oferecer o serviço que a população merece, cada dia melhor”, destacou o servidor.

Vitória, 21 de novembro de 2019

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira | mpferreira@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br