Presidente do Tribunal de Justiça realiza primeira sessão por videoconferência da história do Tribunal Pleno 

Na abertura, o desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa apresentou os números do Judiciário do Espírito Santo, que proferiu mais de 20 mil sentenças durante a suspensão do trabalho presencial. 

O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Ronaldo Gonçalves de Souza, presidiu, nesta quinta-feira (23/4), a primeira sessão do Tribunal Pleno, realizada por videoconferência.

Ao abrir a sessão, o presidente do TJES agradeceu a todos que estão colaborando com a continuidade das atividades do Poder Judiciário neste período de pandemia e destacou os números do Poder Judiciário do Espírito Santo durante a suspensão do trabalho presencial.

“Vale destacar que, nesse período de suspensão do expediente em razão da pandemia, o Poder Judiciário Capixaba já proferiu 20.905 sentenças, 30.522 decisões e 42.109 despachos”, ressaltou o presidente.

Ainda em seu discurso inicial, o desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa saudou todos os desembargadores, destacando que não é com alegria que preside essa primeira sessão por videoconferência, tendo em vista que tal fato decorre de uma triste situação: “Inicialmente, gostaria de prestar nossa solidariedade, em nome da Corte, a todos que tem passado por momentos difíceis em razão dessa pandemia, principalmente àqueles que sofreram a perda de entes queridos”, disse o presidente que, em seguida, agradeceu e prestou homenagem a militares, funcionários de supermercados e farmácias, garis, caminhoneiros e, em especial, aos trabalhadores da área de saúde, ou seja, a todos que se arriscam para continuar prestando serviços e exercendo suas atividades.

O desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa também homenageou magistrados e servidores por sua determinação no enfrentamento de todas as questões judicializadas em decorrência da COVID-19, “além de manterem seu trabalho ordinário em funcionamento dentro do possível, face às cautelas adotadas em inúmeros atos do CNJ e desta Presidência”.

Por último, o presidente do TJES agradeceu aos desembargadores pelo trabalho realizado e pelo apoio à presidência em tempos tão difíceis. “Agradeço ainda a todos pela colaboração e presença, viabilizando a continuidade das pautas que nos aguardam, mas sem desconsiderar o afastamento social orientado pelos órgãos de saúde”, concluiu o magistrado, ressaltando: “Nossas sessões físicas são imprescindíveis e espero retomá-las em breve, mas seguiremos dessa forma no momento e enquanto a situação assim exigir”.

A sessão foi administrativa, para apreciação de assuntos internos, não tendo sido pautado nenhum processo judicial ou administrativo disciplinar, mas será disponibilizada, seguindo as orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Todas as decisões serão publicadas no e-diário dentro dos próximos dias.

 

Os desembargadores participaram à distância, utilizando um aplicativo próprio para videoconferências.

O desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa presidiu a sessão no gabinete da presidência do TJES, acompanhado dos juízes assessores especiais da presidência, Felipe Monteiro de Morgado Horta e Thiago Albani Oliveira Galvêas, os chefes de gabinete da presidência Jardel Sabino de Deus e José de Magalhães Netto, o Secretário Geral do TJES, Marcelo Tavares de Albuquerque, a subsecretária geral, Aline dos Santos Davel e a Diretora do Tribunal Pleno, Juliana Vieira Neves Miranda. Todas as medidas de segurança necessárias foram adotadas para realização da sessão.

Confira aqui o discurso de abertura da sessão.

Vitória, 23 de abril de 2020

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira | mpferreira@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br