Presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo recebe missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento

Solenidade no TJES marca mais um importante passo no Programa de Modernização do Poder Judiciário Estadual.

O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Fabio Clem de Oliveira, abriu, nesta terça-feira (23), a missão oficial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que passará uma semana no Estado, em mais uma etapa do Programa de Modernização do Poder Judiciário do Espírito Santo (PROMOJUES).

A solenidade de abertura da missão foi realizada na Presidência do TJES e contou com a presença do vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Dair José Bregunce de Oliveira, e do desembargador Samuel Meira Brasil Júnior.

Pelo BID, estavam presentes o chefe da missão e chefe de equipe Fernando Cafferata, especialista sênior, o especialista principal e chefe de equipe alterno Rodrigo Serrano, o especialista líder Maurício Garcia Mejia, a analista de projeto Pétala Araujo, e o consultor Flavio Galvão.

Também estavam presentes o secretário de Estado de Planejamento, Álvaro Duboc, o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, o procurador-geral do Estado, Jasson Hibner Amaral, o secretário-geral do TJES, Marcelo Albuquerque, os juízes assessores especiais da Presidência Daniel Peçanha e Ezequiel Turíbio, a juíza Trícia Navarro, secretários, assessores e servidores do Poder Judiciário e do Poder Executivo.

O presidente deu as boas-vindas à equipe do BID, ressaltou alguns aspectos relacionados ao Poder Judiciário Estadual e traçou um breve histórico de todo o trabalho desenvolvido pelo TJES até a aprovação, pelo Ministério do Planejamento, do projeto de modernização junto ao BID.

“Desde o primeiro momento em que coloquei o meu nome à disposição para assumir a presidência do Tribunal, eu disse que concentraria as minhas energias na implementação do processo judicial eletrônico. Então, eu me sinto extremamente satisfeito de estar passando por esse momento, ajudando a transformar essa realidade do Tribunal de Justiça”, disse o presidente.

“Sejam bem-vindos, temos o maior prazer em recebê-los, sintam-se realmente em casa para nos ajudar a desenvolver esse trabalho, que é gigantesco, mas que vamos realizar e com a ajuda, com a consultoria do BID, nós temos certeza de que vamos conseguir!”, destacou o desembargador Fabio Clem.

O especialista do BID, Rodrigo Serrano, destacou: “pra gente é um grande prazer voltar às terras capixabas, temos uma longa relação com o Espírito Santo, acompanhamos muitas das grandes transformações que o Estado vem fazendo na área de segurança e justiça. E agora temos a grande possibilidade de começar esse trabalho de apoio ao Estado e ao Tribunal de Justiça na modernização do Poder Judiciário”, ressaltou.

Segundo Serrano, houve uma consulta ao CNJ para que o órgão indicasse quais estados teriam mais condições, mais interesse e mais necessidade de um apoio do BID: “E um dos Estados que apareceu foi o Espírito Santo, por meio da Dra Trícia Navarro, que também ajudou muito nessa articulação. O Tribunal tem uma equipe muito engajada, com parceiros motivados e o melhor que fazemos é apoiar esse processo, porque o Espírito Santo tem todas as condições para, daqui a alguns anos, ser reconhecido como um case de sucesso na área judiciária. Estamos muito felizes, empolgados e agradecemos muito a confiança no BID e vamos mobilizar toda a nossa equipe para que aqui seja mais um sucesso na história das parcerias do BID no Espírito Santo”, concluiu.

O secretário Álvaro Duboc reafirmou o compromisso do governo do Estado em auxiliar o Poder Judiciário em seu projeto de modernização. “Tivemos uma reunião do secretariado com o governador Renato Casagrande e o governador pediu para reiterarmos o compromisso do governo com o projeto do Tribunal de Justiça, porque esse projeto tem uma conexão direta com uma das principais diretrizes do governo desde 2019, que é implementar um governo digital”, destacou.

O vice-presidente do TJES também deu as boas-vindas à equipe do BID e ressaltou a expectativa do Judiciário com a vinda da missão: “Estamos muito esperançosos do trabalho que os senhores vão desenvolver”.

Para o desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, o aprimoramento do Poder Judiciário Estadual deve também contemplar a inclusão digital. “Nós temos hoje tecnologias disruptivas, mas a disrupção não pode ser distópica, não pode excluir as pessoas do acesso ao Judiciário. Então, quando nós promovemos o acesso à justiça digital com novas ferramentas, temos que fazer com equilíbrio, e o Tribunal de Justiça é bastante sensível a isso e o governo do Estado também. Então é o que nós queremos: construir um tribunal que seja voltado para o futuro, mas que ao mesmo tempo garanta um acesso à justiça substancial”, destacou o desembargador Samuel, agradecendo à equipe do BID.

O chefe da missão e chefe de equipe, Fernando Cafferata, destacou que a inclusão é um aspecto que será observado pelo BID: “Para nós esse projeto é muito importante porque a gente considera que a modernização da justiça, do processo judicial, não pode ser somente tecnológico porque temos como foco principal mudar a vida das pessoas”, destacou.

Após a abertura, foi iniciada a parte técnica da missão e foi a vez do BID apresentar o cronograma de trabalho da missão. Em seguida, os participantes assistiram a uma apresentação sobre a situação fiscal do Estado e as perspectivas para o ano. No período da tarde, os trabalhos foram retomados na Corregedoria Geral de Justiça, onde devem prosseguir durante toda a semana.

O Plano de Modernização do Poder Judiciário Estadual foi aprovado no início do mês pela Comissão de Financiamento Exterior do Ministério do Planejamento e será executado com financiamento pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com acompanhamento pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Uma nova etapa do PROMOJUES teve início nesta terça-feira (23/05), com a vinda da missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ao Estado para conhecer a área técnica e examinar a proposta e a capacidade de execução do Tribunal.

Macrodesafios:

  • Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional
  • Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária
  • Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e proteção de dados

Vitória, 23 de maio de 2023

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira | mpferreira@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br