Processo de modernização do Poder Judiciário Estadual

12 de julho de 2022 | Processo de modernização do Poder Judiciário Estadual

Segue a atualização acerca do processo de modernização.

Nos colocamos à disposição para, de forma direta, buscarmos o aprimoramento de nossa instituição.

Informamos que semanalmente, às 17 horas das sextas-feiras, realizamos reunião de avaliação na Secretaria de Tecnologia da Informação, situada no Edifício Vértice, na Enseada do Suá.

Desejando comparecer para expor pessoalmente sua reclamação ou sugestão, ficaremos honrados. A crítica construtiva é importante. Ela contribuirá para que, juntos, vençamos este desafio.

 

Cordialmente,

Pedro Valls Feu Rosa Secretaria de Tecnologia da Informação

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A situação no dia 12 de julho de 2022

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O processo de treinamento, digitalização e cadastramento

Iniciemos pela inserção dos processos digitalizados no PJe: o mutirão criado começa a dar resultados, devidamente auxiliado por um “robô” desenvolvido pelo servidor Ronney Dutra. Já está sendo testada a versão “1º Grau”, a fim de que em breve, eliminado o congestionamento no Tribunal de Justiça, possamos agilizar o processo de virtualização em todo o Estado.

Segue abaixo a reprodução parcial de um painel concebido – e em fase final de ajustes – para permitir um acompanhamento preciso do que ocorre, Comarca a Comarca.

Reprodução de um painel eletrônico para acompanhamento do avanço na digitalização de processos físicos

Doravante aqui informaremos, semanalmente, o andamento integral dos processos de digitalização e inserção no PJe.

Segue, acerca do treinamento, o “link” do curso sobre o Google Drive, gentilmente ministrado pelo Servidor Marcos Rossi Marinho: https://drive.google.com/file/d/17zKgVEGHxQ2S5GFbwFrD45pMgeLumJj0/view?usp=drivesdk

Finalmente, informamos que na próxima semana será divulgado o cronograma final do processo, Comarca a Comarca, com previsão de treinamento e visita de nossa equipe.

 

Os “links” da Internet e eventuais instabilidades no sistema

Nesta semana serão realizadas as migrações das duas últimas comarcas que já estão aptas para o recebimento dos novos “links”, Cachoeiro do Itapemirim e Vargem Alta. Posteriormente, quando sanadas questões de infraestrutura, as comarcas de Iconha e Mucurici serão migradas.

Também serão iniciados os trabalhos de migração do “link” de internet do TJES. Tal alteração elevará a capacidade de 300MB para 500MB. Em face do processo de migração poderão ocorrer instabilidades no uso da Internet e dos sistemas nos próximos dias.

Temos registrado, igualmente, instabilidades por conta da atualização de versão do PJe. A STI, contando com o gentil apoio de servidores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, está trabalhando na estabilização do sistema.

Consideramos recomendável a suspensão dos prazos processuais durante alguns dias. Externo minha tristeza pessoal por esta derrota. Esperamos ter todo o sistema estabilizado o mais rapidamente possível.

Pedimos, uma vez mais, desculpas pelo transtorno.

 

A instalação dos novos computadores

Após 1.815 novos computadores instalados, faltam apenas 249 para a primeira sequência de atualização dos sistemas.

Dentro de mais alguns dias teremos a previsão de chegada de um novo lote de equipamentos adquiridos pelo Tribunal de Justiça.

 

O PJe Criminal

Os sistemas que permitirão a implementação do PJe Criminal e sua conexão com outras instituições já começaram a ser testados. Teremos, desde um Auto de Prisão em Flagrante até uma Apelação Criminal, virtualização plena – com imensos ganhos para a segurança pública. Verificou-se um pequeno atraso neste processo, porém não significativo.

A partir do dia 18 de agosto será iniciado o treinamento dos usuários – inclusive no âmbito da Polícia Civil.

No dia 30 de agosto teremos o sistema como um todo funcionando em quatro Comarcas. A partir delas corrigiremos os problemas eventualmente encontrados, com vistas a uma expansão gradual do sistema.

O suporte aos usuários

Solicitamos a todos os usuários que respondam a pesquisa de satisfação apresentada ao final de cada atendimento. A empresa prestadora de serviço tem por obrigação atingir a meta de 90% de satisfação.

Em abril o índice de satisfação dos usuários ficou em 59,93%. Em junho o índice alcançou 88,06%. No dia 11 de julho o índice está em 76,43%.

Falemos, agora, da “fila” de atendimentos. No dia 1º de abril estavam pendentes 711 chamadas via telefone e 552 presenciais – um total de 1.263 atendimentos em atraso. No dia 11 de julho estão pendentes 96 chamadas via telefone e 67 presenciais – um total de 163 atendimentos em atraso.

Esperamos dentro em breve normalizar definitivamente este quadro. Pedimos desculpas.

 

Considerações finais

Durante algum tempo “focamos” na atualização da versão do PJe e na adesão à Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ). Foi algo necessário, por conta dos cronogramas estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça.

Após este relevante marco é hora de nos dedicarmos à estabilização final do sistema e solução dos problemas encontrados pelos usuários.

Assim procederemos nas próximas semanas, consolidando as bases para os avanços que em breve acontecerão.