Processo Judicial Eletrônico será implantado em 24 novas unidades judiciárias no próximo dia 30

detalhe de mãos femininas digitando em um laptop, na tela vê-se a marca do PJE.

Atualmente, mais de 78 mil processos foram protocolados no sistema e 95 unidades judiciárias já estão operando com o PJe no Espírito Santo.

O Processo Judicial Eletrônico (PJe) será implantado em 24 novas unidades judiciárias em todo o Espírito Santo no próximo dia 30 de novembro (sexta-feira). Portanto, a partir desta data, passam a operar com o sistema 23 Varas com competência em Juizado Especial Cível, além da 13ª Vara Cível Especializada Empresarial, Recuperação Judicial e Falência de Vitória.

Dessa forma, o PJe será estendido para as seguintes unidades: Varas Únicas de Laranja da Terra, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Iconha, Rio Novo do Sul, Santa Teresa, Fundão, Rio Bananal, Itarana, Itaguaçu, Marilândia, São Domingos do Norte e Santa Leopoldina. Assim como, na 1ª Vara Cível de Domingos Martins e nas 1ª Varas de Afonso Cláudio, Castelo, Piúma, Santa Maria de Jetibá, Ibiraçu, Baixo Guandu e São Gabriel da Palha. 

 
Atualmente, mais de 78 mil processos foram protocolados no sistema e 95 unidades judiciárias já estão operando com o PJe no Espírito Santo. 
 

Os Atos Normativos do Presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, que determinam a implantação do sistema nessas unidades, foi disponibilizado no Diário da Justiça nessa segunda-feira, 05.

A partir da implantação do PJe, fica afastado o peticionamento por outro meio. Entretanto, peticionamentos, recursos e incidentes vinculados a processos em tramitação em outros sistemas judiciais têm mantidas a forma de procedimento. Também fica proibido o peticionamento de matéria diversa da implantação ou em unidade em que o sistema ainda não foi implantado. 

As 1ª, 2ª e 3ª Turmas Recursais da Capital também vão receber o Processo Judicial Eletrônico ainda este ano. Segundo o Ato Normativo nº 200/2018, também disponibilizado no Diário da Justiça nessa segunda-feira, o sistema passa a funcionar nessas unidades no dia 14 de dezembro. 

Saiba mais

O PJe foi disponibilizado gratuitamente pelo Conselho Nacional de Justiça
(CNJ) e implantado no estado em abril de 2015. Atualmente, mais de 73 mil
processos foram protocolados no sistema e 95 unidades judiciárias já estão
operando com o PJe no Espírito Santo.

O objetivo do Processo Judicial Eletrônico é reduzir o tempo para se chegar
à decisão judicial, com a extinção de atividades desnecessárias no meio
eletrônico, como juntadas de petições, carga processual, vista e juntadas
de decisões, entre outras. O sistema também elimina a necessidade de
contagem e prestação de informações gerenciais para órgãos de controle, como
as corregedorias e os conselhos, e permite, ainda, a execução de tarefas de
forma paralela ou simultânea por várias pessoas. 



Serviço
 
Confira aqui as unidades que já operam com o Pje.

 

Vitória, 06 de novembro de 2018.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br