Programa Reconstruir o Viver realiza Círculos Restaurativos de forma virtual

A iniciativa da Supervisão e da Coordenadoria da Infância e Juventude visa promover momentos de integração e paz.

Em razão da pandemia declarada pela Organização Mundial da Saúde e atendendo às medidas de prevenção ao novo coronavírus, o Poder Judiciário do Espírito Santo, tem dedicado esforços para manter a saúde física e emocional de magistrados e servidores. Uma das ações é a realização de Círculos Restaurativos do Programa Reconstruir o Viver, de forma virtual, para promover momentos de integração e paz.

A iniciativa, da Supervisão e da Coordenadoria das Varas da Infância e Juventude do TJES, conta com a parceria da AMAGES e a utilização da plataforma virtual Zoom, cedida por um particular.

De acordo com a coordenadora das Varas da Infância e Juventude do TJES, e idealizadora do Reconstruir o Viver, juíza Patrícia Neves, o objetivo é levar ao máximo de profissionais possíveis, a possibilidade de restabelecerem conexões saudáveis e humanizadas.

“Os Círculos Restaurativos são  uma ferramenta que nos remonta à capacidade de ouvir e falar respeitosamente, de interagirmos e nos conectarmos com a humanidade que existe dentro de cada um de nós. De nos enxergamos como seres viventes no mesmo espaço, tempo e local. Que nos alheia do mundo mas, ao mesmo tempos, nos conecta ao todo ao qual pertencemos. Apenas com escuta e fala respeitosas e afetividade. É humanidade”, explica a juíza.

Os círculos virtuais foram pensados, inicialmente, para magistrados e servidores do Poder Judiciário, mas o Programa Reconstruir o Viver já alcança integrantes de outros Poderes e instituições.

O primeiro encontro virtual, aconteceu no último dia 28 de março, com participação de magistrada e servidora do PJES e servidora do TJMT, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação de Vitória, do IASES, do Ministério Público Estadual, da Polícia Militar do ES e da Pastoral de São Mateus. No dia 30, outro círculo foi realizado com técnicos do IASES.

Ao todo, cada círculo conta com 6 participantes além do facilitador indicado pelo Programa. Os encontros virtuais acontecem inicialmente no período noturno e se houver grande demanda, poderão  ser criadas turmas pela manhã.

“Independente de estarmos em quarentena ou não, os círculos restaurativos virtuais vieram para ficar, pois ajudam a solucionar os problemas das pessoas por meio do diálogo”, ressalta a juíza Patrícia Neves.

Para participar, as inscrições devem ser feitas clicando aqui.

Vitória, 01 de abril de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle (com informações da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJES) | tsvalle@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br