Projeto da 3ª Vara da Infância e Juventude de Vitória é vencedor do Prêmio Inoves

pessoas caminhando em direção a uma entrada. eleas estão em um piso superior tipo varanda.

Educação foi o primeiro tema escolhido pela equipe, que avaliou os espaços físicos e as condições de ensino nas unidades socioeducativas.

O projeto Inspeção Temática da 3ª Vara da Infância e Juventude de Vitória venceu, nesta terça-feira (22/12), o Prêmio INOVES, o programa do Governo do Estado que reconhece e estimula iniciativas inovadoras no serviço público capixaba.

O trabalho, que foi premiado na categoria Projeto em Desenvolvimento de Outros Poderes, teve inicio no final do ano de 2018, quando a vara percebeu a necessidade de traçar um diagnóstico aprofundado sobre alguns temas específicos da socioeducação.

A partir do primeiro tema escolhido, a equipe realizou as inspeções nas unidades de internação da região metropolitana do Espírito Santo, para analisar se o direito a Educação vem sendo oferecido aos socioeducandos da mesma forma que é ofertado na comunidade.

Foram feitos questionários, visitas aos espaços pedagógicos das unidades e às escolas de referência nos municípios de Cariacica e Vila Velha. Ao observar as estruturas físicas e recursos disponíveis, muitas diferenças foram encontradas.

Após a divulgação do relatório das inspeções, em 2019, o Instituto do Atendimento Socioeducativo – IASES e a Secretaria Estadual de Educação começaram a adotar medidas para minimizar as falhas identificadas.  Mas, sem dúvida, oferecer uma educação de qualidade, sem distinções e preconceitos, continuará a ser um grande desafio para os próximos anos.

Assista ao vídeo sobre o projeto:

Vitória, 22 de dezembro de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tsvalle@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br