Projeto Mulheres Superando o Medo realiza formatura de 100 mulheres atendidas

Foto da juíza Hermínia Azoury, da vice-governadora, Jaqueline Moraes e da idealizadora do projeto, Isabel Berlink.

Um dos objetivos do projeto é ajudar mulheres vítimas de violência doméstica a aumentarem suas rendas.

O Projeto Mulheres Superando o Medo realizou, esta semana, a formatura de 100 mulheres atendidas pelo programa, que visa ajudar mulheres vítimas de violência doméstica do município de Vila Velha a aumentarem suas rendas e alcançarem autonomia financeira.

A cerimônia aconteceu na última segunda-feira (23), em Vila Velha, e contou com a participação da juíza da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJES (Comvides), Hermínia Azoury, e da vice-governadora do Espírito Santo, Jaqueline Moraes. Além da economista e idealizadora do projeto, Isabel Berlink, e da presidente do Instituto de Inovação Win, Cyntia Miranda.

A juíza Hermínia Azoury lembrou que os resultados têm sido muito positivos. “Além de aparecerem diversos casos de mulheres que nem mesmo tinham consciência da violência que vinham sofrendo, porque não apanhavam, temos visto a formação de uma rede maravilhosa de apoio mútuo. Elas chegam enfraquecidas, humilhadas, desencorajadas e se fortalecem, descobrem o valor que têm, são orientadas a criar seu próprio negócio. Os resultados têm nos mostrado que estamos no caminho certo. Esperamos atender muito mais mulheres em 2021”.

A vice-governadora, Jaqueline Moraes, também destacou a importância do programa para dar independência às mulheres, aumentando suas rendas e oferecendo autonomia financeira. “O Mulher Superando o Medo contribui direto com os objetivos de desenvolvimento sustentável nas metas de erradicação da pobreza; saúde e bem-estar; igualdade de gênero; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; paz, justiça e instituições eficazes”, disse.

Mulheres Superando o Medo

O projeto é desenvolvido pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comvides) do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, em parceria com o Instituto Win e o Rotary Club.

O atendimento às mulheres é dividido em cinco aulas. O primeiro passo é identificar o perfil de cada uma, as necessidades psicossociais e apresentar a elas todos os mecanismos de defesa e proteção disponíveis gratuitamente. Em seguida, elas são encaminhadas aos parceiros de saúde física e mental – o Centro de Atendimento à Vida (CAV) e para o Centro de Referência Especializado em Atendimento à Mulher Vítima de Violência em Vila Velha (Cranvive).

Um dos focos é na educação financeira, com aulas de economia doméstica e empreendedorismo, além da atuação de parceiros que fornecem equipamentos e insumos necessários à abertura de pequenos negócios e a disponibilização do aplicativo App de funcionalidades, a fim de proporcionar motivação, proteção e controle e planejamento financeiro.

Vitória, 25 de novembro de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva (com informações da assessoria do Projeto Mulheres Superando o Medo) |elcrsilva@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br