Plantando o Bem

O projeto “Plantando o Bem” tem o intuito de que os reeducandos sejam colocados em atividades de proteção ambiental como: limpeza de parques, praias e ruas; plantação de mudas para o reflorestamento e de hortas para a comunidade; pintura de placas para conscientização ambiental; e outras atividades que são definidas com o órgão parceiro.

Além dos reeducandos terem a oportunidade de um novo ofício e de conviverem novamente com a comunidade, este projeto também vem para promover a proteção do meio ambiente em nosso estado.

A partir dele, a Dra. Patricia, juíza da Vara de Execuções Penais de Vila Velha (VEP) está em contato com a Prefeitura de Vila Velha, para que os reeducandos sejam inseridos nas vagas destinadas a eles no órgão. Além disso, a prefeitura de Cariacica também está interessada nos serviços prestados pelos reeducandos, diligenciando os trâmites legais para a contratação dos mesmos. Enquanto as contratações formais não são efetivadas, os apenados das unidades de responsabilidade da VEP estão participando de eventos promovidos pelas prefeituras supracitadas.

Eles auxiliaram a Prefeitura de Cariacica na inauguração do Morro do Cravo e da Rosa, além de terem construído um canteiro para a horta do CRAS do município. Em Vila Velha, eles assistem o município na manutenção e preservação do Morro da Mantegueira, além de participarem de outros eventos, como as comemorações da Semana da Árvore.

Dentro das unidades prisionais, eles são responsáveis pela manutenção das hortas, cujos frutos são doados para a comunidade carente no entorno da unidade prisional, para os inspetores penitenciários e até mesmo para os familiares dos reeducandos.