Remição por estudo e leitura é tema do novo episódio do Podcast Just Talk

juíza Patrícia Faroni, da Vara de Execuções Penais de Vila Velha

Resolução publicada pelo CNJ nesta semana traz orientações sobre cálculo de redução da pena para presos que praticam atividades educativas sociais.

Na última segunda-feira, dia 10 de maio, o Conselho Nacional de Justiça publicou a Resolução nº 391, que traz novas diretrizes para o cálculo da remição de pena pelo estudo. Para a redução do tempo de condenação, são consideradas 3 modalidades: a educação regular, as práticas sociais educativas não escolares, e a leitura.

No episódio #39 do Podcast Just Talk, a juíza Patrícia Faroni, da Vara de Execuções Penais de Vila Velha, explica cada uma dessas modalidades e ressalta a importância da educação, assim como o trabalho, para o retorno das pessoas à sociedade.

“Não há o que negar que a educação é uma importante ferramenta de integração social. É um direito fundamental previsto na Constituição Federal e na Lei de Execuções Penais. Permite que os reeducandos possam ter um futuro melhor ao recuperarem sua liberdade, se preparem para o mercado de trabalho. Além disso, eles podem ingressar no ensino superior, aumentando ainda mais seu conhecimento e possibilidade de mudança de vida.

Algumas atividades desenvolvidas pelos grupos de estudos, principalmente as realizadas por projetos de leitura, ainda trabalham a autoestima e o interior dos apenados, possibilitando que eles se compreendam, se aceitem e saiam do encarceramento melhores do que entraram. A educação ainda é o melhor caminho para o desenvolvimento pessoal e social de qualquer um de nós. Prepara a pessoa para avaliar soluções, tomar decisões corretas”, finaliza a juíza.

Ouça o episódio na íntegra: https://anchor.fm/tjesoficial/episodes/Just-Talk-39-Remio-Pela-Educao-e10t182

Leia a transcrição: https://www.tjes.jus.br/wp-content/uploads/just_talk_ep39.pdf

Vitória, 14 de maio de 2021

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tsvalle@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br