Roda de Conversa: servidores refletem sobre inclusão de pessoas com deficiência no trabalho

Além dos servidores do TJES, o encontro virtual teve a participação da Comissão de Acessibilidade do PJES e representante da OAB-ES.

A 14ª edição da Roda de Conversa do TJES, promovida pela Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde (CSPS), discutiu sobre possibilidades e desafios da inclusão de pessoas com deficiência no trabalho, seja remoto ou presencial.

O encontro contou com a participação da Comissão de Acessibilidade do TJES, representante da Comissão dosDireitos da Pessoa com Deficiência da OAB-ES e servidores que acreditam na importância da temática.

Uma das possibilidades apontadas durante a Roda de Conversa, foi a da continuidade do Teletrabalho, mesmo após a pandemia.Um dos relatos foi sobre pais que puderam dedicar mais tempo aos filhos com Transtorno do Espectro Autista, durante o período de trabalho remoto, o que permitiu avanços no desenvolvimento das crianças.

Os participantes ainda compartilharam suas experiências e desafios diários para lidar com a auto-aceitação, o auto-cuidado, a falta de apoio de alguns colegas e o preconceito da sociedade. Renata Santos, integrante da Comissão de Acessibilidade, destacou que embora haja uma cultura capacitista, uma crença de que pessoas com deficiência são menos aptas a determinadas tarefas, também existem pessoas dedicadas a uma sociedade mais acessível.

“A Roda de Conversa foi um espaço importante para dar voz a essas pessoas. E um momento para unir forças, porque é no coletivo que se constrói a Acessibilidade”.

Vitória, 03 de agosto de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle (com informações da Comissão de Acessibilidade do TJES) | tsvalle@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br