Salão Nobre, Centro de Memória e Espaço Cultural vão receber melhorias nos próximos meses

área física do centro de memória

As áreas ganharão iluminação adequada e serão reconfiguradas, com novas paredes, forro e climatização.

O Salão Nobre do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), local em que acontecem reuniões e pequenas cerimônias, foi escolhido para passar por um processo de modernização, com nova pintura, forro, paredes, iluminação e climatização. Segundo o secretário de Engenharia, Wagner Oliveira Marques, as obras serão concluídas ainda este ano.

O TJES também inicia, no próximo mês, a reforma do Centro de Memória e do Espaço Cultural do Tribunal de Justiça, que ganharão iluminação adequada e terão suas áreas reconfiguradas, com novas paredes, forro e climatização. A previsão é que as obras sejam entregues no mês de janeiro de 2020. Os dois ambientes ficam localizados no andar térreo do Palácio da Justiça, à rua Desembargador Homero Mafra, 60, Enseada do Suá, em Vitória, e estão abertos para visitação das 12 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

O Centro de Memória do Poder Judiciário do Espírito Santo foi inaugurado em julho de 2015, com o propósito de preservar a memória da Justiça capixaba e do Estado. No local, os visitantes encontram artigo escrito por Ruy Barbosa em 1921, processos de 1890, um livro com a história dos presidentes do TJES de 1891 a 1995, além de um edital para concurso de juiz de São Mateus e Anchieta de 1720. Também é possível ver objetos, como uma urna de sorteio de Júri e um sino utilizado nos leilões em Praça Pública, na Comarca de Santa Teresa, e móveis do antigo Tribunal do Júri da Comarca de Colatina.

Ao seu lado, fica o Espaço Cultural do TJES, que recebeu, durante o ano de 2019, diversas exposições. Nos meses de abril e agosto, por exemplo, o professor e artista plástico Caio Cruz, trouxe para a galeria, obras de mais de 30 alunos, de várias idades, que apresentaram uma coletânea única, inspirada em suas vivências, sonhos e percepções da realidade.

Os interessados em expor suas obras no TJES devem entrar em contato com o coordenador de Gestão da Informação Documental, Fábio Buaiz de Lima, por meio do telefone (27) 3334-2099 / 2098. Somente serão aceitas inscrições de artistas que residem no Espírito Santo.

Vitória, 14 de novembro de 2019

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva |elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br