Segunda Vara da Infância e da Juventude de Cariacica lança projeto para adolescentes representados em ato infracional

Adolescentes se cumprimentam.

O projeto consiste em uma atividade de cunho educativo, que possibilita que os adolescentes reorganizem suas vidas.

A Segunda Vara Especializada da Infância e da Juventude de Cariacica lançou, este mês, o Projeto “Diálogo educativo no Espaço Jurídico”, com a presença de seis adolescentes representados em ação de apuração de ato infracional, que aceitaram voluntariamente o convite para participar do programa.

A psicóloga Solineia Braun, idealizadora do projeto, contou que o momento foi marcado pelo diálogo entre os participantes, com troca de experiências e apoio mútuo. “Cada adolescente pôde comentar suas dificuldades, sentimentos, frustrações, relações familiares, sonhos e outros fatos significativos a sua subjetividade. E, assim, constituíram-se como protagonistas da ação narrativa do falar de si que, em geral, pouco comparece nas ações jurídicas”, observou a psicóloga.

O encontro também contou com a participação da assistente social Elenise Ferreira Guedes, a colaboração das assistentes sociais Fernanda Marabotti Milanez e Rosinéia Aparecida Pereira, e o apoio do juiz da 2ª Vara da Infância e da Juventude de Cariacica, Lisandro Ambos Correa da Silva.

O magistrado explicou que a ideia é mostrar para os adolescentes que eles cometeram o ato infracional, que este ato têm consequências, e não deve se repetir. Portanto, por meio do apoio aos adolescentes e às famílias, a equipe pretende conscientizar o adolescente para que ele não reincida no ato, e mostrar outras possibilidades, como o caminho do estudo, por exemplo.

Com esta proposta, o projeto foi organizado na forma de uma roda de conversa, a fim de aproximar os adolescentes da equipe técnica da Vara Especializada, além de dialogar sobre direitos e deveres, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, e outros temas relevantes, como “tipos de violência”, “paternidade e maternidade adolescente”, “relevância da escola e chegada da maioridade”, “mercado de trabalho e primeiro emprego”.

E novos encontros já estão previstos para os meses de junho, agosto e outubro deste ano, todos nas dependências do Fórum Dr. Américo Ribeiro Coelho, em Cariacica, para dar continuidade ao projeto, que além de atender aos princípios estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente, institui uma atividade de cunho educativo no Poder Judiciário estadual.

Vitória, 22 de maio de 2019

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br