Servidoras representam o TJES no Fórum Nacional da Mediação e Conciliação

Visão superior da cena. Duas pessoas de terno apertam as mãos. Uma terceira pessoa faz anotações em uma folha de papel.

O Fonamec tem o objetivo de aperfeiçoar os métodos consensuais de solução de conflitos por meio do intercâmbio de experiências.

As servidoras do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) Jussiara dos Santos Martins de Souza e Aline Cândida Mendonça participaram, na última semana, do Fonamec, fórum nacional que tem o objetivo de aperfeiçoar os métodos consensuais de solução de conflitos por meio do intercâmbio de experiências.

A abertura da 7ª edição do Fórum Nacional da Mediação e Conciliação teve a presença do corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, que destacou que se faz necessário garantir ao cidadão o acesso ao resultado útil do processo e é nesse contexto que ganha relevância a mediação e a conciliação como formas alternativas de solução de conflitos.

“Acesso à Justiça representa muito mais do que mero acesso ao processo. Deve-se garantir ao cidadão o acesso à ordem jurídica justa. A conciliação e a mediação são instrumentos efetivos de pacificação social, solução e prevenção de litígios”, afirmou o corregedor.

A coordenadora do Movimento Permanente pela Conciliação do CNJ, conselheira Daldice Santana, agradeceu a todos os presentes pelos resultados obtidos em prol de uma mudança de cultura pela conciliação e mediação, e destacou que a finalidade da Justiça é pacificar, seja pela sentença, seja pelo acordo, ou até mesmo pela própria informação. “A nossa finalidade não é proferir sentença, é solucionar. Nós precisamos é da paz. Essa é a nossa percepção”, disse a conselheira.

Vitória, 07 de dezembro de 2018.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva (com informações do CNJ) | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br