Servidores do TJES participam de capacitação sobre acessibilidade de imóveis

professor e arquiteto eduardo ronchetti

O curso remoto terminou nessa quarta-feira, 12/5.

A Escola de Magistratura do Espírito Santo (Emes), em parceria com a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), realizou o curso remoto “Acessibilidade de imóveis: do planejamento à fiscalização” nos dias 04, 05, 11 e 12 de maio, com o professor, arquiteto e urbanista Eduardo Ronchetti de Castro.

O curso foi proposto pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJES, que identificou, durante o diagnóstico de acessibilidade arquitetônica e urbanística, a necessidade de alinhamento dos aspectos conceituais, legais e técnicos, desde o planejamento até a fiscalização da acessibilidade nos imóveis.

A capacitação foi destinada a arquitetos, engenheiros, técnicos e membros da Comissão de Acessibilidade, a fim de aprimorar a aplicação das normas técnicas de acessibilidade em projetos e obras, no planejamento, na execução e na fiscalização, para garantir a acessibilidade arquitetônica e urbanística conforme a legislação vigente.

O secretário de Engenharia do TJES, Wagner Marques, elogiou a iniciativa da Comissão de Acessibilidade e ressaltou que a participação de servidores que atuam tanto na área de projetos quanto nas áreas de manutenção e fiscalização de obras foi muito importante e vai possibilitar um olhar crítico de toda a equipe diante das adaptações necessárias nas edificações do Poder Judiciário.

Ao todo, 30 servidores públicos do Tribunal de Justiça participam do curso, sendo 24 da Secretaria da Engenharia, 04 da Secretaria de Controle Interno, 01 da Assessoria de Comunicação e 01 da Comissão de Acessibilidade. Além de 02 servidoras do Tribunal de Contas do Estado (TCEES).

A arquiteta Amina Moreira, integrante da Comissão de Acessibilidade do TJES, destacou a condução do curso pelo instrutor, que de forma muito disponível e acessível, tirou dúvidas específicas quanto à execução dos projetos em casos concretos. “Achei muito proveitoso também o fato de a gente ter conseguido colocar dentro da mesma sala (virtual), representantes das áreas de projeto, fiscalização, controle interno e controle externo, essa troca foi muito rica”, disse a servidora.

Vitória, 13 de maio de 2021

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br
Renata Santos | RESSANTOS@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br