Servidores e magistrados participam de ação pelo Dia Mundial da Saúde

O projeto, que contou com a colaboração de instituições parceiras, ofereceu atividades de prevenção e promoção da saúde.

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) promoveu, na tarde desta sexta-feira (12), uma ação pelo Dia Mundial da Saúde, celebrado no último domingo (07/04). Magistrados, servidores, estagiários e funcionários terceirizados foram convidados a reservar 15 minutos do seu dia para participar de atividades de promoção da saúde.

O presidente do TJES, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, visitou a feira e ressaltou a importância da iniciativa que permite àquele que é avaliado ter o discernimento do que precisa fazer para melhorar a saúde. “Sob qualquer ângulo que você examine, essa é uma iniciativa muito louvável e o Tribunal de Justiça está de parabéns”, disse o presidente.

O desembargador Namyr Carlos de Souza Filho, que é o presidente do Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde do TJES, ressaltou que o propósito fundamental do evento é incentivar a prevenção:

“Nós sabemos o quanto é importante a atividade do servidor e do magistrado em prol da coletividade, mas não podemos perder de vista que, por um motivo ou outro, problemas de saúde ocorrem. Neste sentido é que decorre essa iniciativa, para que desperte no servidor público e no magistrado a consciência para que, ao menos periodicamente, volte o olhar para sua própria saúde, para si mesmo, e faça seus exames periódicos, para estar sempre com a saúde plena, desempenhando todas as suas atividades a contento, produzindo melhor em prol dessa comunidade a quem nós servimos”, destacou o desembargador.

E foi com esse propósito que, nos estandes, os visitantes receberam orientações e serviços voltados para o bem-estar e uma rotina mais saudável, como: avaliação de Saúde (pressão arterial, glicemia capilar, Peso/Altura-IMC e cintura); ergonomia; massoterapia e alongamento; e qualidade de vida. Nesta que foi a segunda edição da feira, também foi possível trocar pilhas e baterias usadas por uma muda, que foi doada pelo Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural). Além de conhecer de perto o funcionamento de uma composteira, com a equipe da Compostagem da Vila.

Os serviços foram oferecidos por meio de parcerias. E as instituições participantes receberam o agradecimento do presidente do Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde do TJES. “Eu gostaria de agradecer toda a equipe que integra a Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde (CSPS/SGP) e também aos participantes que vieram colaborar com essa iniciativa, alunos e professores do curso de Medicina da Universidade de Vila Velha (UVV), alunos do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Católico de Vitória/Salesiano, empresa Sensile, Núcleo Socioambiental do TJES e Ajudes, que estão nesta parceria no sentido de contribuir para despertar em cada servidor, em cada magistrado, a necessidade de cuidar da saúde preventivamente”, ressaltou o desembargador Namyr Carlos de Souza Filho.

A coordenadora da CSPS, Silvia Borges, explicou que, com essas ações, é possível, muitas vezes, detectar alguma condição de saúde que o próprio servidor ou magistrado desconhece. Além da feira de saúde, a Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde, vinculada à Secretaria de Gestão de Pessoas do TJES, também desenvolve um programa permanente de acompanhamento do trabalhador, o PAT, onde são avaliados os afastamentos dos servidores, e realizados acolhimentos e encaminhamentos necessários, conforme o caso.

Clique aqui e conheça esse e outros programas e projetos desenvolvidos pela Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde (CSPS/SGP) do TJES.

Vitória, 12 de abril de 2019

 

Informações à imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br