Servidores e Magistrados participam do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Judiciária na Emes

O treinamento apresentou experiências positivas de Varas que adotaram um modelo de gestão baseado no sistema e-Jud e um planejamento embasado nas metas do CNJ.

A Escola da Magistratura do Espírito Santo (Emes) promoveu, no último dia 16 de agosto, mais um Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Judiciária, ministrado pelos juízes Cássio Jorge Tristão Guedes, Gisele Souza de Oliveira e Paula Ambrozim. Por meio de um treinamento vivencial, servidores e magistrados de diversas Comarcas do estado puderam conhecer um modelo de gestão baseado no sistema e-Jud e instrumentos que favorecem o alcance das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O juiz Cássio Jorge Tristão Guedes mostrou como o modelo adotado trouxe resultados positivos para a 2ª Vara Cível e Comercial de Linhares, onde atua como titular, e explicou que uma gestão adequada da unidade judiciária é capaz de promover um alinhamento estratégico entre cartório e gabinete. Atualmente o modelo está sendo aplicado na 4ª Vara Cível de Vila Velha e no próximo mês será aplicado na 10ª Vara Criminal de Vitória.

“Com a adoção desse modelo é possível ter pleno domínio virtual e real das rotinas de trabalho, propiciando a infraestrutura apropriada às atividades judiciais e organizando o espaço de produção. Além de melhor alocar os recursos humanos necessários à prestação jurisdicional, a fim de racionalizar os procedimentos e, por conseguinte, agilizar a tramitação dos processos, de maneira a otimizar os serviços, sem, no entanto, gerar qualquer custo para o Tribunal de Justiça”, disse o magistrado.

Para mostrar a importância das Metas do CNJ como norteadoras do planejamento das unidades judiciárias, a juíza Paula Ambrozim Correa de Araújo Mazzei, relatou experiências exitosas na Vara da Fazenda Pública. A magistrada atualmente é gestora das Metas 4 e 6 do CNJ, que priorizam o julgamento dos processos relativos à corrupção e o julgamento de ações coletivas.

E a juíza Gisele Souza de Oliveira, que também atuou como docente no treinamento, compartilhou vários procedimentos que visam otimizar o cumprimento das Metas do CNJ, tais como elaboração de planilhas, etiquetamento dos autos, conferência do painel de gestão do e-Jud, entre outras medidas de ordem prática. “O grande interesse dos servidores e magistrados pelo tema demonstra o alto comprometimento com as finalidades do Judiciário, além do desejo de aprimorar, continuamente, os serviços prestados à sociedade”, enfatizou a magistrada.

Vitória, 20 de agosto de 2019

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tsvalle@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br