Servidores do TJES participam de feira internacional

Reatech 130

O evento sobre acessibilidade aconteceu na última semana, em São Paulo.

Reatech 400Na última semana, cinco membros da Comissão de Acessibilidade do Poder Judiciário do Espírito Santo participaram da Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech). Eles foram até São Paulo, no maior evento de acessibilidade da América Latina para saber sobre tudo o que há de mais moderno para a inclusão de pessoas com deficiência. E no trajeto, além de conhecer essas novas tecnologias, puderam vivenciar experiências novas.

A arquiteta do TJES Amina Rocha Moreira contou um pouco sobre como foi acompanhar a servidora da Assessoria de Planejamento e Orçamento Renata de Souza Santos, que é cadeirante, na terceira maior metrópole do mundo. “Tive a oportunidade de avaliar, vivenciar e acompanhar Renata em busca de uma rota acessível pela cidade (nem sempre completa) sendo necessário contar com a ajuda das pessoas ao redor, o que me fez sentir na pele a importância do meu trabalho enquanto arquiteta na criação de rotas acessíveis, ou seja, que dêem autonomia às pessoas com deficiência”, ressaltou Amina.

Para o servidor da Seção de Compras Jonas Leal Marvila, foi possível ver de muito perto que, “por maiores que sejam as limitações e os desafios dos indivíduos, a tecnologia, a criatividade, a boa vontade, a alegria de viver e o amor sempre servirão para quebrar os muros do preconceito e do ostracismo social que muitas vezes são impostos às pessoas com algum tipo de deficiência”.

As servidoras Gabriela Ribeiro Tavares, da Secretaria de Tecnologia da Informação, e Gabriela Gagno Fernandes, da Taquigrafia, também representaram o TJES no evento e puderam conhecer fabricantes de produtos e prestadores e serviços acessíveis. Na feira, foram apresentados equipamentos como: teclado em braille, já em português e com corretor ortográfico; leitores e ampliadores de texto em diversos tamanhos, com geração de contraste (letra branca com fundo preto ou letra preta com fundo branco); e sistema de adaptação de carros para uso acessível.

Renata Santos teve a oportunidade de testar diversas formas de uso do carro adaptado, como carona e como motorista. Para a servidora, a experiência foi muito importante para que a Comissão pudesse conhecer e validar os produtos de tecnologia assistiva, além de participar de debates sobre o tema.

“Participar de fóruns de discussão sobre a inclusão de trabalhadores com deficiência, mostra-nos que os desafios são semelhantes, mas as soluções existem. Logo, isso amplia as possibilidades de atuação do Poder Judiciário na efetivação de práticas acessíveis”, destacou Renata.

Esta foi a primeira vez que os membros da Comissão conseguiram ir juntos a um evento sobre Acessibilidade. A participação dos servidores recebeu o apoio da presidência do TJES, que foi muito sensível ao programa que a Comissão quer desenvolver no Judiciário. O deferimento foi feito pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Bizzotto, e ratificado, em sua ausência, pela vice-presidente, desembargadora Catharina Maria Novaes Barcellos.

 

Outros produtos e serviços apresentados na Feira:

 

  • barras de apoio para banheiros e portas,

  • sistema de adaptação de torneira comum para abertura do tipo toque,

  • alarmes audiovisuais,

  • placas de sinalização em braille para realização de mapas táteis (feitos em resina injetada evitando-se assim o vandalismo),

  • pisos de sinalização tátil e direcional – em concreto, pvc, vinílico e inox,

  • bebedouros acessíveis,

  • faixas de sinalização para escadas,

  • placas de sinalização em braille (com injeção de resina e antivandalismo) para corrimãos portas,

  • serviço de execução de obras acessíveis,

  • aparelho tradutor de libras,

  • empresas fornecedoras de impressão em braille para comunicação,

  • entre outros.

 

Vitória, 15 de abril de 2015

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br