Solenidade de assinatura do edital para construção do novo Fórum de Alegre é prestigiada por muitas autoridades

Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama e o governador Paulo Hartung foram a Alegre especialmente para o evento.

O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, assinou, na manhã desta sexta-feira (09/11), o edital de licitação para a construção do novo Fórum da Comarca de Alegre. O Ato Solene foi realizado no Fórum Levin Chacon, no centro da cidade, e contou com a participação do governador Paulo Hartung.

Além do governador, estiveram presentes à solenidade, que foi muito prestigiada, o deputado Estadual Dari Pagung, o prefeito da cidade, José Guilherme Gonçalves Aguilar, o secretário de transportes e obras públicas do Estado, Paulo Ruy Carnelli, o presidente da Amages, juiz de Direito Daniel Peçanha, o juiz de direito da 2ª Vara de Alegre, Kleber Alcure Júnior, entre outros magistrados, promotores, advogados, servidores e autoridades estaduais e municipais.

Em seu discurso, o governador Paulo Hartung afirmou:

“A felicidade aqui é total! Isso aqui é um instrumento, uma ferramenta de levar ao nosso povo e à nossa gente o serviço da justiça, que será feito num espaço adequado, um projeto muito bonito, muito bacana, e eu estou muito feliz de participar deste momento. É uma alegria estar aqui, com esse edital de licitação sendo autorizado. Muito obrigado, de coração!.”

Em entrevista após a solenidade, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama falou sobre o sentimento de estar participando desse ato em sua terra natal: “Hoje é um dia de muita alegria, de muita emoção pra mim, estar em minha terra natal, assinando esse edital de licitação. Gostaríamos de estar com essa obra bem mais avançada, mas graças ao serviço de engenharia do Tribunal podemos recuperar o tempo perdido e agora estamos na expectativa de que uma empresa idônea, competente, ganhe a licitação e conclua essa obra. Eu tenho certeza que não terei condições de vê-la concluída ainda na minha gestão, mas só de começar na minha administração, já me sinto vitorioso. Alegre merece um fórum desse porte”.

“Quando eu fui promotor de justiça eu já tinha conseguido aqui o edifício que construímos a promotoria, que consegui com o então prefeito. Mas me sentia em débito com o Poder Judiciário, mas não estou mais. Eu tenho um carinho muito grande pela minha cidade, pela minha terra, os alegrenses sempre foram muito queridos, sempre me cobriram com toda a atenção possível. É uma emoção muito grande voltar aqui, onde passei os melhores anos da minha juventude, tudo aqui me inspira, me traz muita saudade, uma emoção indescritível”, descreveu o presidente do TJES.

Em seu discurso, o juiz da 2ª Vara de Alegre, Kleber Alcure Júnior, agradeceu todo o apoio que recebeu, principalmente da Presidência do Tribunal de Justiça, e ressaltou a importância de um novo Fórum para a Comarca: “Essa construção vem sendo esperada com ansiedade há muitos anos. É um sonho que agora começa a transformar-se em realidade. Essa nova edificação é de extrema necessidade e tem como finalidade proporcionar melhores instalações tanto para servidores como para os jurisdicionados. Isso representa o respeito do Judiciário pela sociedade”, destacou o magistrado.

A Senhora Olga Gama, responsável pelo coral da Escola de Música Saint Clair Pinheiro, agradeceu a oportunidade de se apresentar:

“Quero deixar aqui o meu agradecimento pela oportunidade que foi dada à Escola de Música em prestar, nesse momento histórico, essa homenagem ao governador Paulo Hartung e ao Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama.”

Representando a OAB, a advogada Marília Monteiro Rodrigues, vice-presidente da 7ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, destacou:

“A construção do novo Fórum desta Comarca é um sonho acalentado há longos anos, tanto por V.Exª, desembargador Sérgio Gama, hoje presidente do Tribunal de Justiça, como por todos os advogados da 7ª subseção da OAB/ES. Para nós advogados, a construção da nova sede do Fórum representa uma antiga reivindicação, que proporcionará uma melhor prestação jurisdicional para desenvolvermos nossas atividades com instalações modernas, dignas e adequadas.”

A promotora de justiça Neuza Gonçalves Soares Mação saudou o desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama em nome da comunidade alegrense e do Ministério Público Estadual. Em sua fala, destacou a trajetória do presidente do Tribunal de Justiça, que nasceu na cidade de Alegre, e os benefícios da construção do novo Fórum.

“Tenho certeza de que todos os profissionais que atuam na Comarca, servidores, promotores de justiça, advogados e demais cidadãos alegrenses sentem-se honrados e se alinham com o seu desejo de um novo Fórum, desembargador Sérgio Gama, especialmente porque Vossa Excelência é filho de Alegre. As novas instalações serão um marco na prestação jurisdicional desta Comarca, e proporcionarão melhores condições de atendimento àqueles que batem à porta do Poder Judiciário para a solução de suas mais diversas demandas. Assim, parabenizo o desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, bem como ao governador Paulo Hartung pelo empenho, esforço e dedicação em prol de sua cidade natal, pois o ato de hoje corrobora a sua contribuição para o engrandecimento de nossa Alegre”, destacou.

O prefeito da cidade, José Guilherme Gonçalves Aguilar, ressaltou em sua fala:

“Eu sou testemunha da luta constante do Desembargador Sérgio Gama para que esse projeto pudesse ser colocado em prática. E hoje estamos aqui, felizes da vida, porque realmente Alegre está sendo bem conduzida, está sendo bem coordenada por nossas autoridades. Então, parabéns a todos, parabéns por esta oportunidade de estarmos aqui e que Deus possa estar nos abençoando para que num futuro próximo possamos estar juntos inaugurando o novo Fórum.”

Lei aqui o discurso do Presidente do TJES na Solenidade de assinatura do edital para construção do novo Fórum de Alegre, que será publicado na íntegra no Diário Oficial do Estado, por determinação do governador Paulo Hartung.

Vitória, 14 de dezembro de 2018.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira | mpferreira@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br