Solenidade no Pleno marca encerramento de inspeção de rotina da Corregedoria Nacional de Justiça

Salão do Tribunal Pleno do TJES durante evento de encerramento da Inspeção do CNJ.

Corregedora encerrou as atividades da equipe do CNJ nesta sexta-feira (17/9), no Salão Pleno, com o presidente do TJES, desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa.

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) recebeu essa semana, do dia 13 ao dia 17/9, uma equipe da Corregedoria Nacional de Justiça para uma inspeção de rotina.

As atividades foram encerradas nesta sexta-feira (17), em uma solenidade em que estavam presentes a corregedora nacional de justiça, ministra Maria Thereza de Assis Moura, e o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Ronaldo Gonçalves de Sousa.

A solenidade contou, ainda, com a participação do vice-presidente do TJES, desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama, do corregedor-geral de Justiça, desembargador Ney Batista Coutinho, do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, do vice-presidente e corregedor do TRE, desembargador Carlos Simões Fonseca, de desembargadores e juízes estaduais.

Ao encerrar a inspeção, a ministra Maria Thereza Moura agradeceu a acolhida, destacou que o trabalho realizado pela inspeção foi muito profícuo, e acrescentou: “quero registrar, ainda, a alegria de ver concluída de forma exitosa a inspeção, graças, principalmente, à atuação de excelência de todos os envolvidos e o apoio incondicional prestado pela administração do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo. Por isso, agradeço ao presidente, desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, ao vice-presidente, desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama, ao corregedor, desembargador Ney Batista Coutinho, a todos os demais membros, magistrados auxiliares e servidores desta corte, pela disponibilidade, pela maneira cordial e eficiente com a qual fomos recebidos em todas as unidades visitadas, as quais, apesar da situação delicada pela qual o nosso país está passando, não mediram esforços para nos atender. Fomos muito bem recebidos aqui nessa terra capixaba e muito bem tratados. Nossos agradecimentos!”

Ministra Maria Thereza Moura, mulher de pele clara, com cabelos de cor branca. Ela está vestindo um blazer na cor cinza claro.

“O objetivo é sempre colaborar pelo bom funcionamento da justiça e angariar sugestões e experiências positivas para uma prestação jurisdicional de excelência e com agilidade”, destacou ainda a corregedora, durante a solenidade.

Ainda durante a solenidade, o coordenador da inspeção, desembargador Carlos Vieira Adamek (TJSP), também agradeceu a acolhida e a atenção que recebeu no Tribunal de Justiça, durante a inspeção.

Presidente do TJES, Desembargado Ronaldo Gonçalves de Sousa. Ele é um homem de pele clara, com cabelos e bigode na cor preta. Ele sua um terno na cor preta

O presidente do TJES, desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa agradeceu à ministra e a toda sua equipe pelo trabalho realizado durante a inspeção: “Tenho certeza de que saem daqui com várias impressões, mas principalmente, cientes das dificuldades impostas pela pandemia, do grande salto tecnológico desta gestão, e do quanto temos magistrados e servidores comprometidos e trabalhadores, mesmo diante de todas as dificuldades estruturais que nos são impostas. Continuamos sempre à disposição do Conselho Nacional de Justiça e em busca da melhor prestação de serviços.”

Como a própria ministra esclareceu na solenidade de abertura, a inspeção estava prevista no calendário do CNJ (Portaria nº 57/2021) para acontecer em março, mas por conta do agravamento da pandemia no período, teve que ser suspensa. A Corregedoria Nacional está retomando as atividades presenciais de inspeção no Tribunal do Estado do Espírito Santo. O calendário inclui, ainda, entre outros, os Tribunais de Justiça do Rio Grande do Norte (27/9 a 01/10) e de Roraima (4/10 a 08/10), que serão os próximos tribunais a serem inspecionados.

Também participaram da solenidade os juízes auxiliares da presidência do TJES, Thiago Albani Oliveira Galveas e Felippe Monteiro Morgado Horta, a presidente da Amages, juíza de Direito Marianne Júdice de Mattos, a presidente do Sindijudiciário, Maria Clélia Costa Almeida, representantes do sindioficiais, entre outras autoridades e servidores.

Inspeções

As inspeções estão previstas no Regimento Interno do CNJ e buscam verificar o funcionamento dos serviços judiciais e auxiliares, havendo ou não evidências de irregularidades. As visitas resultam na produção de relatórios que apontam as deficiências e as boas práticas encontradas. Em alguns casos, a Corregedoria Nacional de Justiça instaura sindicância investigativa para aprofundar fatos percebidos como graves apontados em relatório de inspeção ou correição.

Os procedimentos de fiscalização podem contar com o apoio de servidores e magistrados de tribunais e de técnicos de órgãos como Controladoria Geral da União (CGU), Receita Federal, Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) e Tribunais de Contas.

Os desembargadores Carlos Vieira von Adamek, do TJSP, e Márcia Regina Dalla Déa Barone, do TJSP, integram a equipe do Conselho Nacional de Justiça designada para os trabalhos de inspeção no Poder Judiciário capixaba, que conta ainda com mais oito magistrados e 11 servidores.

Vitória, 17 de setembro de 2021

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira  |  mpferreira@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br