Supervisor das Varas da Infância e Juventude realiza reunião com prefeitos e vereadores do Estado

tela de ambiente virtual de reuniões

O objetivo foi ampliar as parcerias e buscar o aperfeiçoamento para melhor atender crianças e adolescentes.

O supervisor e a coordenadora das Varas da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Jorge Henrique Valle dos Santos e juíza Patrícia Neves, realizaram uma reunião virtual com prefeitos municipais e vereadores do Estado nessa quarta-feira, 10. O objetivo foi sensibilizar sobre a prioridade das políticas públicas na área da infância e juventude, visando, especialmente, ao aperfeiçoamento do atendimento público.

Entre os participantes estavam o presidente da Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (ASCAMVES), Wilton Minarini, e o presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Gilson Daniel Batista.

Na oportunidade, foram apresentadas as ferramentas do Programa Reconstruir o Viver, que dissemina práticas de Justiça Restaurativa, Comunicação não Violenta e Reconhecimento e Cura do Trauma nas comunidades, tanto em situações processuais, como em casos que ainda não foram judicializados.

Na reunião, também foram abordados temas como: Marco Legal da Primeira Infância; Famílias acolhedoras e apadrinhamentos afetivos; Capacitação via remota de Conselheiros Tutelares; e Capacitação da Rede de Atendimento.

Hoje, os projetos do TJES já funcionam em 17 cidades e o objetivo é expandi-los, observando sempre a autonomia de cada município. “O sentimento foi de que houve apoio à ideia, com esperança e perseverança para garantir os direitos fundamentais da criança e do adolescente em nosso estado. E, inclusive, já marcamos treinamentos que serão oferecidos pela Coordenadoria da Infância”, ressaltou o desembargador Jorge Henrique.

Vitória, 11 de fevereiro de 2021

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tsvalle@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br