Supervisor e coordenadora das Varas da Infância participam de debate sobre educação e pandemia

desembargador Jorge Henrique Valle dos Santos, homem branco de cabelos grisalhos usando terno e óculos na cor preta, participa de evento virtual sobre educação e pandemia

O evento online integra o Projeto Semear Cidadania do Tribunal de Contas do Estado.

O supervisor das Varas da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Jorge Henrique Valle dos Santos, e a juíza Patrícia Pereira Neves, coordenadora da área, participaram nessa quarta-feira (26), de um debate virtual promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES). A 1ª Ciranda do Projeto Semear Cidadania teve como tema “Os impactos e desafios da pandemia na Educação”.

O evento online foi dividido em dois blocos, o primeiro sobre as estratégias pedagógicas e políticas educacionais para garantir o direito à educação, e o segundo voltado ao debate sobre a educação durante a pandemia nos outros países e no estado do Espírito Santo. A abertura foi feita pelo conselheiro corregedor do TCE-ES, Rodrigo Coelho do Carmo, que falou sobre a importância de reunir tantas pessoas para pensarem grandes soluções em relação a um tema tão contemporâneo.

O desembargador Jorge Henrique parabenizou o Tribunal de Contas pela iniciativa e destacou a necessidade das políticas educacionais e de saúde convergirem para a adoção de medidas uníssonas pela gestão pública. “Devem também ser sopesadas as questões científicas, pedagógicas e de saúde mental, econômicas, essa última, inclusive, sob duas vertentes, a economia doméstica e a de mercado, sem mencionar as especificidades que circulam as instituições de ensino público e privado”, disse o supervisor.

Além disso, o representante do TJES ressaltou que outras políticas públicas também influem na adoção de posturas no eixo educacional, e todo impasse com relação às escolas perpassa minuciosamente por essa análise, portanto, é urgente a atualização constante dos gestores públicos, principalmente em relação à informação, que é muito bem fornecida no estado, através do painel da secretaria de saúde.

juíza Patrícia Pereira Neves, mulher branca de cabelo castanho escuro e óculos vermelhos, coordenadora das Varas da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça, participa do debate sobre educação e pandemia

A juíza Patrícia Pereira Neves, coordenadora das Varas da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça, também participou da roda ciranda e propôs uma reflexão sobre a necessidade de suporte em saúde mental para crianças, adolescentes e professores. A magistrada enfatizou que todos somos integrante de uma família, todos estamos passando por perdas, por luto, por dores, enfim, pelo trauma coletivo causado pela pandemia.

Saiba mais

Pensadas para funcionarem como um espaço de cooperação e reflexões que envolva
as instituições públicas e privadas, os profissionais da educação e a
sociedade civil, as Cirandas Semear Cidadania são uma iniciativa do Projeto
Semear Cidadania do TCE-ES, para fomentar o acesso a práticas e evidências
científicas sólidas com potencial de auxiliar a educação pública, em tempos
tão difíceis.

A 1ª Ciranda Semear Cidadania está disponível no Canal da Escola de Contas
Pública no youtube e no link: https://www.youtube.com/watch?v=_D3MhCd1-k0

Vitória, 27 de maio de 2021

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva com informações do Tribunal de Contas do Estado | elcrsilva@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br