Tribunal de Justiça participa de reunião sobre acessibilidade

Reuniao acessibilidade 130

Servidoras conheceram as ações realizadas pelo Ministério Público do Trabalho.

Reuniao acessibilidade 400As servidoras Renata de Souza Santos e Ivânia Maria Souza Morais da Silva participaram, na tarde desta sexta-feira (05), de reunião no Ministério Público do Trabalho (MPT) para conhecer as ferramentas de acessibilidade do órgão. Renata e Ivânia foram recebidas pelo procurador regional do Trabalho da 17ª região Estanislau Bozzi e pelo servidor da Assessoria de Comunicação do MPT Wendell Luiz Taboas.

O procurador Estanislau Bozzi destacou que a demanda existe e que é preciso iniciar o trabalho, para que as ações ganhem forma e as barreiras sejam superadas.  “Toda caminhada começa com o primeiro passo. É preciso começar!”.

Bozzi se colocou à disposição do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) para discutir questões relativas à acessibilidade e enviou para o presidente, desembargador Sérgio Bizzotto, edição da Constituição Brasileira em braile.

O servidor Wendell Taboas falou sobre as dificuldades encontradas pelas pessoas com deficiência. “A comunicação, hoje, é destinada para quem fala, ouve e lê, o que desprivilegia, além das pessoas com deficiência, analfabetos e semianalfabetos”, ressaltou.

Após a apresentação dos trabalhos acessíveis já realizados pelo MPT, a servidora do TJES Renata Santos falou sobre uma iniciativa recente que conheceu em evento da área: a Central de Libras, que permite ao atendente discar para uma central de atendimento para surdos e realizar o atendimento por meio da linguagem de libras. 

Renata e Ivânia integram a Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade do Poder Judiciário Estadual, instituída por meio do Ato Normativo nº 13/2010. A Comissão tem por objetivo o planejamento, a elaboração e o acompanhamento de projetos direcionados à promoção da acessibilidade para as pessoas com deficiência.

Vitória, 5 de setembro de 2014

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva   elcrsilva@tjes.jus.br