TJES cria Grupo de Trabalho para fortalecer ações integradas de prevenção à violência contra a Mulher em Vitória

Grupo de pessoas conversando em um ambiente externo próximos à mesas onde se estão dispostos panfletos e brochuras.

Equipe é composta por integrantes da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica, do MPES, da Delegacia da Mulher e de secretarias municipais.

O presidente do TJES, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, e o supervisor das Varas Criminais e de Execuções Penais, desembargador Fernando Zardini Antonio, instituíram um Grupo de Trabalho para desenvolver ações integradas de prevenção e combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no município de Vitória. O ato normativo conjunto foi publicado no diário da justiça desta terça-feira (25).

O grupo é composto pela juíza de direito e pela equipe multidisciplinar da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, por integrantes da Promotoria de Justiça e da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher de Vitória, além de representantes das secretarias de Assistência Social, Educação, Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Saúde, Segurança Urbana e da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória.

De acordo com o Desembargador Fernando Zardini, o objetivo do grupo é fortalecer o diálogo entre instituições e atores que trabalham diretamente no combate à violência contra a mulher na capital.

“São profissionais que atendem diariamente mulheres agredidas em busca de proteção. Que lidam de perto com esse gravíssimo problema social, e que enxergam com mais sensibilidade as necessidades das mulheres em situação de risco e, dessa forma, ajudam na elaboração de políticas públicas mais eficientes e eficazes”.

A juíza titular da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar, Brunela Faustini, explica que embora o grupo tenha sido formalmente criado agora, ele já se reúne desde o ano passado e vem desenvolvendo ações integradas em praças públicas, calçadão da praia, postos de saúde e outros locais de grande movimento do município.

“Toda primeira sexta-feira do mês nós nos reunimos. E desses encontros surgiu o programa ‘Maria da Penha Vai…’ que leva a mulheres, homens, crianças e idosos, uma conscientização sobre os direitos da mulher e mostra como as famílias que vivenciam situações de violência podem procurar ajuda”.

Neste mês de junho, a ação integrada aconteceu no Posto de Saúde de Conquista e Nova Palestina. Uma manhã com apresentações de dança, oficinas de arte e sabonete, contação de histórias, terminando com uma bonita caminhada pelos bairros.

E, no início de julho, uma capacitação será oferecida a médicos, enfermeiros e técnicos que trabalham no Pronto Atendimento da Praia do Suá, para melhor atenderem pessoas em situação de violência.

“Já estamos programando diversas ações para este ano, pois entendemos que o combate à Violência contra a Mulher deve ser diário”, destacou a magistrada.

Relembre uma das primeiras ações na Praça dos Namorados neste vídeo da TV Justiça, que mostra como a música, o teatro e a dança podem ajudar a promover uma reflexão na sociedade.

Vitória, 25 de junho de 2019

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tsvalle@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br