Tribunal de Justiça e Prefeitura de São Mateus assinam convênio para acelerar digitalização de processos

Autoridades diversas em reunião na presidência do TJES.

Após a conclusão dos trabalhos, os peticionamentos passarão a ser feitos exclusivamente de forma digital.

Para agilizar a digitalização de processos na Comarca de São Mateus, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) e a Prefeitura do Município firmaram um convênio na tarde desta sexta-feira (24). O documento foi assinado pelo presidente do TJES, desembargador Fabio Clem de Oliveira, o presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) do TJES, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, o secretário geral do Tribunal, Marcelo Tavares de Albuquerque, o prefeito Daniel Santana Barbosa e o juiz Diretor do Foro, Lucas Modenesi Vicente.

O presidente do Tribunal de Justiça agradeceu pelo apoio e destacou que o Poder Judiciário está fazendo todo o possível para implantar o Processo Judicial Eletrônico em todo o estado do Espírito Santo, sendo as parcerias com os municípios fundamentais para alcançar este objetivo e acelerar a migração do processo físico para o eletrônico.

Segundo o desembargador Pedro Valls, as informações que tem recebido a respeito dos avanços na virtualização de processos na Comarca são as melhores e São Mateus está de parabéns! Com o convênio, a Prefeitura cederá servidores e estagiários para atuarem na digitalização do acervo de processos da Comarca. Assim, os peticionamentos passarão a ser feitos exclusivamente de forma digital, o que gera mais economia e rapidez para profissionais de Direito, para as partes e para o Judiciário.

O prefeito de São Mateus enfatizou que a Prefeitura está à disposição para contribuir com o projeto de digitalização dos processos que, com certeza, vai ajudar muitas pessoas e será muito bom para o Município.

De acordo com o juiz diretor do Foro de São Mateus, a expectativa é cadastrar muito mais processos utilizando a estrutura da Vara, a colaboração do Município, e o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), que também assina o convênio.

Autoridades diversas posam para foto.

Participaram ainda do encontro a juíza da 2ª Vara Cível de São Mateus, Thaita Campos Trevisan, o secretário municipal de Desenvolvimento, Delcimar Oliveira, bem como a servidora Luciana Mattos Loureiro e os servidores Bruno Toledo e João Mariano Filho.

Macrodesafios:

  • Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional
  • Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e proteção de dados
  • Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária

Vitória, 24 de junho de 2022

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br