TJES encerra 7ª edição de Curso de Mediadores Judiciais

Na próxima etapa haverá a parte prática, quando os futuros mediadores farão mediações reais e simuladas.

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) encerra, nesta quinta-feira (08), a parte teórica do Curso de Formação de Mediadores Judiciais. A capacitação, com carga horária de 40 h, aconteceu nos dias 01 e 02/02, e de 05/02 a 08/02, na Escola da Magistratura do Espírito Santo (Emes).

O Curso de Formação de Mediadores Judiciais contou, nesta 7ª edição, com a participação de 19 servidores da Comarca da Capital. A formação é realizada por meio de parceria entre a Emes e o Núcleo de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), a fim de incentivar a resolução de conflitos de forma consensual.

As instrutoras Paula Morgado Horta Monjardim Cavalcanti, Lavínia Vieira de Andrade e Jussiara dos Santos Martins de Souza, capacitadas em mediação judicial pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), são responsáveis por acompanhar os novos mediadores também na parte prática. E esta será a próxima etapa da formação. A instrutora Paula Morgado explica que, após a conclusão do curso teórico, haverá a parte prática, quando os futuros mediadores farão 08 mediações reais, duas observações reais, mediações simuladas e exercícios práticos.

A realização do curso está prevista na Resolução nº 125/10 do CNJ, que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário e dá outras providências. Segundo o documento, “os cursos de capacitação, treinamento e aperfeiçoamento de mediadores e conciliadores deverão observar o conteúdo programático, com número de exercícios simulados e carga horária mínimos estabelecidos pelo CNJ e deverão ser seguidos necessariamente de estágio supervisionado”.

Saiba mais

A Mediação é uma forma de solução de conflitos na qual uma terceira pessoa, neutra e imparcial, facilita o diálogo entre as partes, para que elas construam, com autonomia e solidariedade, a melhor solução para o problema. A Mediação pode ser realizada tanto na fase processual, como na fase pré-processual, ou seja, antes do ajuizamento da ação.

Atualmente, o TJES possui 63 mediadores judiciais cadastrados que, após a formação, realizam trabalhos de mediação voluntariamente nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) do Poder Judiciário Estadual.

Vitória, 08 de fevereiro 2018

Informações à imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br