TJES faz homenagem a conciliadores e mediadores judiciais e extrajudiciais

O Dia Estadual dos Conciliadores e Mediadores foi instituído pela Lei nº 10.890/2018.

Nesta quarta-feira, 23 de setembro, é comemorado o Dia Estadual dos Conciliadores e Mediadores Judiciais e Extrajudiciais, data instituída pela Lei nº 10.890/2018. No Judiciário, esses profissionais exercem um papel fundamental na solução de conflitos de forma consensual entre as partes.

Por isso, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) fez questão de ressaltar o empenho dos mediadores e conciliadores que, mesmo em meio à pandemia, apoiaram incansavelmente o Nupemec no atendimento aos cidadãos e empresas.

De fato, o sucesso do projeto, criado pelo Judiciário para oferecer sessões online de mediação e conciliação de demandas relacionadas ao período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), por meio da Portaria Nupemec nº 01/2020, do dia 23 de abril, somente foi possível devido à dedicação e ao comprometimento desses profissionais.

A pedido da desembargadora Janete Vargas Simões, supervisora do Nupemec, todas as equipes dos 12 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania do Espírito Santo (Cejuscs), formadaspor magistrados, servidores e estagiários, se uniram para o atendimento de demandas de todo o Estado.

Para tanto, 48 mediadores judiciais foram capacitados para atuarem em sessões de mediação online, quando foram abordados temas importantes, como autocuidado em tempos de pandemia e ferramentas utilizadas nas mediações, além de técnicas e postura nas sessões online.

O curso de aperfeiçoamento aconteceu no dia 11 de maio, por meio de plataforma de ensino a distância, e foi desenvolvido pela instrutora de mediação judicial do CNJ e formadora de formadores da Enfam, Márcia Monteiro, acompanhada dos convidados: Beatriz Arruda, que é mediadora privada certificada pelo ICFML; Diego El-Jaick, instrutor de mediação judicial pelo CNJ e mediador certificado pelo ICFML; Jaklane Almeida, instrutora de mediação judicial pelo CNJ, formadora de formadores pela Enfam e mediadora certificada pelo ICFML; e João Bernardo, psicólogo e facilitador de Círculos de Paz pelo TJES.

Com o suporte dos mediadores e conciliadores, o Poder Judiciário do Espírito Santo também instituiu um Projeto Especial de Recuperação Empresarial, o PERE – Covid-19, com o objetivo de realizar negociação, conciliação e mediação em disputas empresariais diretamente relacionadas aos impactos causados pela pandemia da Covid-19, na esfera pré-processual, ou seja, antes mesmo do ajuizamento da ação.

O Ato Normativo Conjunto nº 22/2020 foi disponibilizado no Diário da Justiça no dia 26 de junho e assinado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, e pela supervisora do Nupemec, desembargadora Janete Vargas Simões.

 

Serviço

Clique no link a seguir para acessar a Portaria Nupemec nº 01/2020:https://sistemas.tjes.jus.br/ediario/index.php?view=content&id=955020

Para saber mais sobre o projeto PERE-Covid19, clique no link a seguir: https://sistemas.tjes.jus.br/ediario/index.php?view=content&id=977485

nucleosolucacoconflito@tjes.jus.br


Vitória, 23 de setembro de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva (com informações do Nupemec) | elcrsilva@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br