TJES faz homenagem a pessoas com deficiência que colaboram com a Justiça estadual

O presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário Estadual, desembargador Jorge Henrique Valle dos Santos fala ao público enquanto tem suas palavras interpretadas pelo intérprete de libras.

Cerca de 100 pessoas com deficiência participam do trabalho de digitalização de processos desenvolvido pelo Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo.

No mês em que é celebrado o Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência e o Dia Nacional da Pessoa Surda, o Poder Judiciário do Espírito Santo fez uma homenagem às pessoas com deficiência contratadas para atuar na digitalização de processos. O evento aconteceu nesta sexta-feira (23/09), no auditório da Corregedoria Geral da Justiça, pela Língua Brasileira de Sinais (Libras) e com tradução simultânea em português.

 

Dois supervisores do projeto de digitalização de processos fazem o cerimonial em português e libras durante evento na CGJ.

A apresentação foi feita pelo supervisor Fernando da Silva e pela supervisora Priscila Lopes. O evento contou ainda com pequena exposição feita em Libras pela coordenadora Fernanda Jacob e traduzida por Kátia Telles, que traçou um histórico a respeito do preconceito contra as pessoas surdas e com deficiência desde a antiguidade até os tempos mais modernos, e abordou as conquistas mais recentes, como a instituição da Língua Brasileira de Sinais em 2012.

Duas mulheres falam ao público durante homenagem, uma delas é intérprete de libras.

Já a supervisora Priscila Lopes, interpretada em Libras por Iasmin Ayla, falou sobre a deficiência da sociedade, que muitas vezes não consegue incluir e tratar com equidade as pessoas. Em seguida, foi exibido um vídeo com depoimentos de participantes do projeto.

Uma dessas declarações foi feita pela colaboradora Tainá Arruda: “Eu trabalho aqui no Tribunal de Justiça do Espírito Santo, é uma área que eu estou conhecendo, eu não conhecia a CETEFE e agora nós tivemos a oportunidade de ser chamados e conviver com coordenadores, supervisores, e a oportunidade de aprender cada vez mais, de aprender sobre processos, sobre várias coisas”.

O presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário Estadual, desembargador Jorge Henrique Valle dos Santos, emocionado, enfatizou que fica lisonjeado em saber que o projeto abre portas e estimula passos tão importante na vida de quem dele participa. “Essa é uma semente muito importante para a gente espalhar esse projeto”, destacou.

Mais de 100 pessoas com deficiência, em sua maioria surdas, participam do trabalho de digitalização de processos da Justiça estadual desde o início de agosto deste ano. O contrato é fruto de uma parceria com o CETEFE (Centro de Treinamento de Educação Física Especial), uma ONG de assistência social sem fins lucrativos, cujo trabalho é direcionado à reabilitação, educação física, treinamento esportivo, inclusão social e acessibilidade de pessoas com deficiência.

O coordenador de gestão da informação documental, Fabio Buaiz de Lima fala ao público utilizando a linguagem de libras.

O coordenador de gestão da informação documental, Fabio Buaiz de Lima, responsável pela gestão do contrato, destacou que o objetivo do evento é ressaltar a importância que estas colaboradoras e colaboradores tem dentro do Tribunal de Justiça para a digitalização de processos. “Podem ter certeza que para nós, do Tribunal de Justiça, vocês têm importância fundamental. Muito obrigado!”, enfatizou às pessoas homenageadas.

Também para a supervisora Priscila Lopes, trabalhar com o grupo na digitalização de processos tem sido uma experiência maravilhosa, pois são pessoas muito habilidosas e com atenção aos detalhes. “No contato com eles, a gente consegue identificar as necessidades, a gente consegue entender melhor a cultura, a forma de viver, como eles pensam e como o visual mostra muitas coisas para eles”, destacou.

Autoridades do Judiciário assistem à um evento..

Ainda prestigiaram o evento, o juiz assessor especial da Presidência do TJES Ezequiel Turíbio, o secretário-geral do Tribunal, Marcelo Albuquerque, e a subsecretária Aline Davel, o diretor administrativo da Ajudes, Umbelino Anderson, e integrantes da Comissão de Acessibilidade do TJES.

Macrodesafio:

  • Garantia dos Direitos Fundamentais
  • Fortalecimento da relação institucional do Judiciário com a Sociedade

Vitória, 23 de setembro de 2022

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br
Maira Ferreira | mpferreira@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br