TJES lança campanha do Dia das Mães para vítimas de Violência Doméstica

“Deixe Sua Voz Ecoar” é uma série de vídeos com a voz de participantes do programa “Mulher Superando o Medo”, para incentivar denúncia contra agressores.

Às vésperas do Dia das Mães, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo lança recados em vídeo nas redes sociais para encorajar  vítimas de violência doméstica, a denunciarem os agressores durante o período de distanciamento social. A campanha “Deixe Sua Voz Ecoar” traz a voz de mães participantes do programa ‘Mulher Superando o Medo”, que também já sofreram mas não ficaram caladas.

Nos recados de mãe para mãe, elas relatam suas histórias, contam como quebraram o ciclo de violência e como estão conseguindo reconstruir suas vidas. Uma delas, que vivenciou a violência psicológica, incentiva:

“Quero falar com você que está sofrendo. Sei que é difícil, que você pensa nos filhos. Mas existe vida fora desse ciclo, dessas palavras ruins que você ouve todos os dias. Ele te chama de feia, gorda, fala que você nunca vai conseguir nada. Eu também já passei por isso. E quero pedir que voce denuncie, mesmo nesse momento de pandemia. Eu pedi ajuda e estou sendo atendida”.

As imagens trazem um olhar subjetivo. É como se as espectadoras estivessem criando coragem para denunciar o agressor enquanto cozinham, lavam louça, roupa ou escutam um disco. Crianças e brinquedos complementam as cenas para ilustrar a dedicação e preocupação com os filhos.

Isabel Berlinck, idealizadora do Mulher Superando o Medo explica que em muitos casos, as vítimas deixam de denunciar o agressor, por medo de não conseguirem criar os filhos sozinhos ou pelo sofrimento que isso pode causar a eles. E desmistifica:

“Como mãe, diria para as mulheres não hesitarem em tomar a decisão de denunciar os maus tratos o quanto antes. Pois a demora pode causar sequelas irreversíveis aos filhos. Não tenham medo. Existem muitos caminhos para ajuda-las a superar”.

A coordenadora Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, juíza Hermínia Azoury também aproveita a ocasião do Dia das Mães para transmitir uma mensagem de apoio e carinho:

“Falar de Mãe é falar de Amor. Me dirijo àquelas mães que precisam romper com silêncio, àquelas que lutam como leoas para cuidar de seus filhotes: Que essa força seja renovada todos os dias, para que cada luta corresponda a uma vitória. E o  TJES, por meio da COMVIDES, está junto com vocês nessa luta pela sobrevivência, pela vida”.

 

Assista aos vídeos:

 

Vitória, 08 de maio de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tsvalle@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br