Tribunal de Justiça do Espírito Santo promove curso de Mediação Judicial na Escola da Magistratura

O curso vai capacitar servidores para atuarem como facilitadores de diálogo nas sessões de Mediação dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania.

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo deu início nesta segunda-feira (16) a mais um curso de Mediação Judicial, que vai capacitar servidores para atuarem como facilitadores de diálogo nas sessões de Mediação e Conciliação dos CEJUSCs – Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania. Até o dia 20, serão 40 horas de ensinamentos teóricos, ministrados na Escola da Magistratura do Estado pelos instrutores Márcia Godoys Monteiro, Jaklane Almeida e Diego El Jaick Rapozo.

O Oficial de Justiça da Comarca de Serra, Rodrigo Furtado de Medeiros, é um dos 13 servidores que integra a nova turma de mediadores. Ele conta que decidiu fazer o curso para aprimorar os conhecimentos necessários em suas atividades diárias e para fazer parte do quadro de Mediadores do TJES: “O curso é uma excelente oportunidade para termos uma visão diferenciada de como solucionar os conflitos, tanto na vida profissional quanto na pessoal”.

Após essa fase teórica, os novos mediadores também vão participar da parte prática, que acontecerá no 7º CEJUSC, no Fórum de Cariacica, nos períodos de 06 a 10 de agosto, 20 a 24 de agosto e 03 a 06 de setembro.

Ao final do curso, participantes entram para o Cadastro de Mediadores do TJES, quando estarão aptos para atuarem como voluntários nos CEJUSCs do Poder Judiciário Estadual. As mediações podem ser realizadas tanto na fase processual, como na fase pré-processual, ou seja, antes do ajuizamento da ação.

Para a instrutora Jaklane Almeida a Mediação é um espaço de escuta com profissionais tecnicamente qualificados que ajudam as pessoas a construírem o consenso e a levarem a experiência positiva para suas próprias vidas. “Esse é o propósito, fazer a sociedade dialogar sobre suas questões nos espaços onde os conflitos costumam se instalar, na família, na vizinhança, no trabalho e nas relações continuadas”.

E o instrutor Diego El Jaick Rapozo acrescenta: “O diálogo restaura relações de devolve à sociedade a capacidade de construir soluções conjuntas”.

Vitória, 16 de julho de 2018.

Informações à imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tsvalle@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br