TJES promove encontro sobre entrega voluntária de recém-nascidos para adoção em Anchieta

Profissionais da rede de atendimento de assistência social e saúde vão receber orientações durante o evento.

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo, por meio da Central de Apoio Multidisciplinar da 7ª Zona Judiciária, e os municípios do Polo Litoral Sul promovem, no próximo dia 26 de abril (sexta-feira), o 1º Seminário sobre Entrega Voluntária. O evento acontece das 12h30 às 17 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Anchieta, situado à Rua Nancy Ramos Rosa, nº 95, em Portal de Anchieta. Profissionais da rede de atenção socioassistencial e cuidado em saúde, assim como operadores do sistema de Justiça – juízes, promotores, defensores públicos, comissários de infância, servidores de cartório e equipes técnicas, estão convidados para o seminário.

A proposta do encontro é esclarecer que a entrega voluntária de recém-nascido para adoção é um ato legal, previsto no artigo 13, do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8.069/1990), que assegura o encaminhamento, sem constrangimento das gestantes que manifestem o interesse de entregar recém-nascidos para adoção ao Juizado da Infância e da Juventude. O programa “Entrega Voluntária” também foi regulamentado pelo Ato Normativo Conjunto 10/2016, do Tribunal de Justiça do Espírito Santo.

Segundo a assistente social Emilly Marques Tenorio, que compõe a equipe da Central de Apoio Multidisciplinar de Guarapari (CAM), “a entrega voluntária ainda é um dispositivo legal novo e pouco conhecido e que para sua implementação, resguardando tanto o direito da mulher quanto da criança, é necessária articulação de todos os sujeitos envolvidos na rede socioassistencial, de saúde e de justiça e, cada vez mais, percebemos a importância de realização de espaços informativos nas Comarcas do interior, além de intensificar a aproximação do judiciário junto à rede de serviços”.

Serviço

Central de Apoio Multidisciplinar de Guarapari
multidisciplinar-guarapari@tjes.jus.br
(27) 3161-7050

Vitória, 12 de abril de 2019

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva (com informações da Central de Apoio Multidisciplinar de Guarapari) | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br