TJES realiza reunião para definir cronograma de implantação do PJe no 2º Grau

Entre os dias 27 de julho e 05 de agosto uma equipe do CNJ estará no estado para dar suporte na­ migração de dados para a versão mais recente do sistema.

­

Nesta sexta-feira (05), integrantes do Comitê Gestor do Processo Judicial Eletrônico (Pje) se reuniram no Salão Nobre para discutir o cronograma de ampliação da plataforma para o 2º Grau, ou seja, para o Tribunal de Justiça do Espírito Santo, que deverá ser acontecer até o final deste ano.

A próxima etapa para avançar na transformação digital do Poder Judiciário já tem data marcada para o dia 27 de julho. Será a implantação da versão 2.1.1.0 do Pje em todas as unidades Judiciárias de Primeiro Grau e Turmas recursais que já utilizam o sistema. A nova versão apresenta um layout diferente e agrega tecnologias mais avançadas com o objetivo de melhorar a usabilidade por usuários internos e externos.

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TJES, Carlos Vinícius de Arimatéa, consequentemente será realizada a migração de dados, até o dia 11 de agosto. “A equipe do Conselho Nacional de Justiça estará aqui no estado na primeira semana de agosto para dar todo o suporte que precisarmos, seja quanto à infraestrutura ou quanto ao fluxo dos processos”.

Neste período de 27 de julho a 11 de agosto, ficarão suspensos os prazos dos processos que já tramitam no Pje, preventivamente, caso seja necessário fazer alguma correção no sistema. “Isso não vai acarretar prejuízos pois, excepcionalmente, serão admitidos peticionamentos na forma física, para evitar que haja perecimento de qualquer direito durante a suspensão dos prazos”, explicou o juiz Assessor da Presidência do TJES, Paulo César de Carvalho.

Na sequência, a partir do dia 15 de agosto, terá início um treinamento para que magistrados e servidores saibam operar a nova plataforma. A expectativa é de que até o final deste ano o Pje esteja funcionando plenamente em 2º Grau, para os processos de agravos de instrumento.

Hoje, o sistema já funciona em 99 unidades judiciárias de 1º Grau, com cerca de 112 mil processos. Para o juiz Leonardo Alvarenga, que coordena os Juizados Especiais, onde tramita a maior parte dos processos judiciais eletrônicos do estado, a plataforma é um grande avanço: O Pje é o futuro, não temos como voltar atrás e tenho certeza de que será um grande sucesso também no 2ª Grau”.

Também participaram da reunião, o juiz corregedor Adriano Correa de Mello; o coordenador de desenvolvimento do TJES Luiz Borges; a contadora Jeane Will; a assessora de gabinete da Defensoria Pública, Sattva Batista Goltara; o Procurador-chefe da Dívida Ativa José Alexandre Belloti e o presidente da comissão de T.I. da OAB-ES, Leandro Batista da Silva.

Vitória, 05 de julho de 2019

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tsvalle@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br