Tribunal de Justiça do Espírito Santo prepara ações para a 11ª Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa 

ônibus de coloração rosa que concentra as ações do juizado itinerante da lei maria da penha

A abertura do evento será no dia 20/08, em Vitória, e os atendimentos acontecem de 21 a 24/08, na Praça Otávio Araújo, em frente ao Fórum da Prainha, em Vila Velha.

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, prepara para a próxima semana, as ações que acontecerão no estado durante a 11ª edição da Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa. 

A magistrada coordenadora, Hermínia Maria Silveira Azoury, lembrou que, no início das ações da Semana Nacional, a Lei Maria da Penha não era muito conhecida, mas com o tempo e a divulgação, cresceu o entendimento e o encorajamento das vítimas de violência doméstica. 
“Elas passaram a conhecer mais, a entender mais, e a saber que existe um Judiciário disposto a ajudá-las. E, em busca de cooperação técnica e parcerias temos tentado fazer um trabalho célere e humanizado. As mulheres estão cada vez mais empoderadas e rompendo o silêncio. Denuncie!”, ressaltou a juíza Hermínia. 

A solenidade de abertura da 11ª Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa acontecerá na próxima segunda-feira, 20/08, às 10 horas, no Salão Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). Na ocasião, também será proferida, pela cônsul-geral do Canadá Evelyne Coulombé, uma palestra sobre o enfrentamento à violência doméstica em seu País. 

Já os atendimentos às mulheres no ônibus rosa serão feitos das 09 às 17 horas, de 21 a 24/08, na Praça Otávio Araújo, em frente ao Fórum da Prainha, em Vila Velha. As mulheres que buscarem apoio junto à estrutura montada para a 11ª Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa contarão com serviços de atendimento social e psicólogo, orientação jurídica, expedição de Boletins de Ocorrência (BO) e concessão de medidas protetivas.

A delegada Ana Cecília de Almeida Mangaravite, da Delegacia de Atendimento à Mulher de Vila Velha, contou que a equipe vai estar a postos para reforçar o atendimento e a lavratura de Boletins de Ocorrência a fim de atender o maior número de cidadãs que buscarem o serviço do ônibus rosa. 

“É um momento muito importante de divulgação, tanto da Lei Maria da Penha, quanto para mostrar para a sociedade que os órgãos de segurança pública e do judiciário estão articulados para o enfrentamento da violência doméstica e familiar”, destacou a delegada. 

Outra instituição parceira, que vai atuar na Semana Justiça pela Paz em Casa, é a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Ação Social, que vai ceder profissionais que atuam no Centro de Referência Especializado em Atendimento à Mulher Vítima de Violência, o Cramvive.

A secretária de Ação Social, Ana Cláudia Pereira Simões, explicou a parceria. “Vamos ceder profissionais que atuam no Cramvive, psicólogo e assistente social, para unir forças ao recurso humano do Tribunal de Justiça no ônibus rosa, também orientando e explicando o procedimento em relação ao acesso às atividades, palestras preventivas e grupos formados para reforçar o empoderamento dessa mulher, que é, de fato, na nossa percepção técnica e nas nossas pesquisas, o sentimento capaz de interromper o ciclo de violência”, disse a secretária. 


Serviço

Os participantes da Solenidade de Abertura da 11ª Semana Justiça pela Paz em Casa deverão confirmar presença na cerimônia de abertura por meio do formulário disponível aqui


Vitória, 14 de agosto de 2018.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br 

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br